Posted in

GDF libera vacina contra a gripe para toda a população até o fim de janeiro

Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Redação Plenax – Flavia Andrade

O Governo do Distrito Federal ampliou a oferta da vacina contra a gripe e passou a disponibilizar o imunizante para toda a população a partir de seis meses de idade. A medida começou a valer nesta terça-feira (6) e segue até 31 de janeiro, para pessoas que ainda não receberam a dose em 2025.

Até então, a vacinação contra a influenza estava restrita aos grupos prioritários do calendário de rotina. Com a ampliação, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) busca aumentar a cobertura vacinal e reduzir casos graves da doença. “Ao expandir os públicos, é possível aumentar o número de pessoas protegidas e, assim, diminuir complicações, internações e mortes associadas às infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza”, explica a gerente substituta da Rede de Frio da SES-DF, Lais Soares.

Dados da secretaria mostram que, em 2025, foram aplicadas cerca de 885 mil doses da vacina no Distrito Federal. Considerando todos os grupos especiais, a cobertura vacinal ficou em 55,34%, com menor adesão entre gestantes, que registraram apenas 28,19%. Mesmo com a liberação para o público em geral, a SES-DF reforça o chamado para que pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram procurem as unidades de saúde.

Atualmente, o estoque da rede pública conta com 100 mil doses disponíveis. A vacinação é realizada nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo DF. Para receber o imunizante, é necessário apresentar um documento oficial com foto. A Caderneta de Vacinação é recomendada, mas não obrigatória para a aplicação da dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)