Posted in

Detran-DF lança campanha e alerta pais sobre riscos do transporte escolar irregular

Foto: Divulgação/Detran-DF

Redação Plenax – Flavia Andrade

Com a proximidade da volta às aulas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) reforça a atenção dos pais e responsáveis para a contratação segura do transporte escolar. A autarquia lançou uma campanha de orientação com foco na segurança viária e na prevenção de riscos para crianças e adolescentes que utilizam esse tipo de serviço.

A iniciativa inclui a divulgação do guia “Volta às Aulas: Como Escolher um Transporte Escolar Seguro”, elaborado pela Diretoria de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Dicrep). O material está disponível nos canais oficiais do Detran-DF e reúne informações essenciais para verificar se o veículo e o condutor estão devidamente regularizados junto ao órgão de trânsito.

Segundo a diretora da Dicrep, Ticiana Sanford, o cuidado deve começar no momento da contratação. “O transporte informal oferece riscos consideráveis, pois nem o veículo nem o condutor passam por avaliação do Detran. Nunca contrate transporte escolar irregular. A segurança das crianças deve ser prioridade absoluta”, alerta.

Para obter a Autorização de Tráfego, os veículos passam por vistorias semestrais, nas quais são avaliados equipamentos obrigatórios e as condições gerais de segurança. Já os condutores são submetidos, anualmente, à verificação de qualificação profissional, histórico de multas e antecedentes criminais para emissão do Registro de Condutor.

O folder informativo também orienta como consultar o credenciamento do transportador — atualmente, o DF conta com 1.267 autorizatários — e lista exigências obrigatórias, como cinto de segurança para todos os passageiros, tacógrafo em funcionamento e a presença de acompanhante (rodomoça) em veículos com capacidade superior a 20 passageiros ou quando houver crianças menores de 5 anos.

“O Detran realiza fiscalizações periódicas, mas a participação dos pais e das escolas é fundamental para denunciar irregularidades. Segurança no transporte escolar é uma responsabilidade coletiva”, reforça Ticiana Sanford.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 162, pelo Participa DF ou presencialmente no Detran da 913 Sul. A regularização do transporte escolar pode ser consultada no site do Detran-DF, na opção Consultar Credenciadas – Transporte Escolar, informando a placa do veículo ou o número da autorização STCE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)