Posted in

Viaduto transforma mobilidade e muda rotina de moradores do Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Redação Plenax – Flavia Andrade

Entregue em 2023, obra de R$ 30,9 milhões beneficia cerca de 60 mil motoristas por dia no DF

Um “sonho antigo” que se tornou realidade. Assim moradores e trabalhadores do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II definem o viaduto que liga as duas regiões administrativas e que, desde a entrega pelo Governo do Distrito Federal (GDF), em 2023, vem promovendo mudanças significativas na mobilidade urbana local.

Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a obra recebeu investimento de R$ 30,9 milhões e criou um novo acesso entre o Recanto das Emas e o Riacho Fundo II, além de melhorar a fluidez do tráfego no eixo Gama–Samambaia. A estimativa é de que cerca de 60 mil motoristas utilizem diariamente a estrutura.

Para o administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, o impacto da obra é direto na qualidade de vida da população. “Esse pedido da comunidade existe há décadas. O principal ganho foi a redução no tempo de deslocamento. Antes, as pessoas precisavam sair mais cedo de casa e ainda chegavam atrasadas ao trabalho. Hoje, o engarrafamento diminuiu de forma significativa”, afirma.

Menos trânsito, mais tempo

Usuários da via confirmam a melhora no dia a dia. Funcionário de um posto de combustíveis no Recanto das Emas, Guilherme Abreu relata que o trajeto ficou mais rápido. “Eu venho do Riacho Fundo II e antes era bem demorado. Agora está bem mais tranquilo para atravessar”, conta.

O carteiro Célio Sousa também destaca os benefícios. “Antes era um terror, engarrafamento todo dia. Agora está bem melhor. Sobra mais tempo para ficar com a família e até passear um pouco”, diz.

Segundo o administrador regional, o tempo médio para entrar ou sair do Recanto das Emas, que antes chegava a 20 minutos, foi reduzido de forma expressiva. “A diferença é sentida inclusive por quem usa transporte público. Ficar mais 15 minutos em pé dentro de um ônibus lotado era muito sofrido. Hoje, a realidade é outra”, pontua.

Infraestrutura ampliada

Além do viaduto, o Recanto das Emas foi contemplado com um pacote de obras de infraestrutura. Foram implantados cerca de 9 quilômetros de novas vias com duas faixas, serviços de recuperação asfáltica, novos estacionamentos, 12,5 quilômetros de meios-fios e quase 10 mil metros lineares de rede de drenagem para captação da água da chuva.

“Além da estrutura do viaduto, houve uma obra completa de drenagem para evitar alagamentos, implantação de ciclovias, calçadas e acessibilidade. Tudo foi pensado para garantir segurança e bem-estar não só aos motoristas, mas também aos pedestres”, conclui Carlos Dalvan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)