Redação Plenax – Por Flavia Andrade
Apoiado por Jair Bolsonaro, ex-deputado retorna ao partido e muda cenário político em Mato Grosso do Sul
O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar da Costa Neto, confirmou nesta quarta-feira (12) o retorno do ex-deputado estadual Capitão Contar à legenda. O anúncio veio acompanhado da confirmação de que Contar será o pré-candidato do partido ao Senado Federal nas eleições de 2026.
A decisão movimenta os bastidores da política sul-mato-grossense, já que o ex-governador Reinaldo Azambuja, que assumiu recentemente a presidência do diretório estadual do PL, era até então apontado como o nome mais cotado da sigla para disputar a vaga no Senado.
Azambuja, que deixou o PSDB após décadas de filiação, migrou para o PL há cerca de dois meses, com o objetivo de fortalecer o partido no Estado e viabilizar sua candidatura. No entanto, a chancela nacional de Valdemar a Contar coloca em dúvida os rumos do diretório e as estratégias eleitorais do grupo em Mato Grosso do Sul.
Nas redes sociais, Valdemar destacou a trajetória e o desempenho eleitoral de Contar, que foi o deputado estadual mais votado da história do Estado e disputou o governo em 2022, chegando ao segundo turno contra Eduardo Riedel (PSDB).
“Ele aceitou o convite que fiz para disputar o Senado pelo PL, com o apoio do nosso presidente Jair Bolsonaro. A volta dele à família PL reforça o nosso time e mostra ainda mais a força do projeto que queremos para o futuro do povo sul-mato-grossense e do Brasil”, afirmou Valdemar da Costa Neto.
Com o retorno de Capitão Contar, o PL reforça sua estratégia de alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro, mirando uma candidatura competitiva e de forte apelo bolsonarista em Mato Grosso do Sul.
