Redação Plenax – Flavia Andrade
Os interessados em disputar uma das 214 vagas remanescentes da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) ganharam um novo prazo para se inscrever. As inscrições foram prorrogadas até o dia 11 deste mês e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da instituição.
O edital, lançado em 18 de dezembro, prevê ingresso no primeiro semestre de 2026 e contempla candidatos da ampla concorrência, cidadãos com 60 anos ou mais e pessoas em privação de liberdade que estejam em regime aberto, semiaberto ou em livramento condicional no Distrito Federal.
As vagas estão distribuídas entre 11 cursos de graduação, incluindo matemática, letras (português e inglês), gestão ambiental, atuação cênica, produção cultural, dança, economia e nutrição.

Diferentemente dos processos seletivos tradicionais da UnDF, a seleção exige, além da comprovação de conclusão do ensino médio, o envio de uma carta de intenção. O documento será avaliado com base em critérios como apresentação pessoal, interesse pelo curso e impacto social e profissional. O modelo da carta está disponível no site da universidade e deve ser preenchido e enviado em formato PDF no ato da inscrição, conforme as orientações do edital.
No caso de candidatos em privação de liberdade, é necessário apresentar alvará de soltura, comprovante de cumprimento de pena ou comprovar participação em uma das cinco últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).
As inscrições e o acesso ao edital completo estão disponíveis no portal da UnDF.

