
Da Redação
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago e trabalhou no Peru. Em seu discurso, ele falou à multidão em espanhol para agradecer à diocese de Chiclayo, no país sul-americano.
Escolhido nesta quinta-feira (08), o cardeal Robert Francis Prevost será conhecido a partir de agora como Leão XIV. Ele foi anunciado cerca de uma hora após a fumaça branca aparecer na chaminé da Capela Sistina e apareceu na sacada da Basílica de São Pedro alguns minutos depois.
Em seu discurso, Papa Leão XIV declarou:
“Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês, a todas as pessoas”, disse Leão, em sua primeira saudação. “Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá.” Ele usou o início de seu discurso para homenagear seu antecessor, papa Francisco, a quem agradeceu. Ele diz que quer “prosseguir com a bênção” do argentino. “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”, afirmou, indicando um possível caminho para seu papado.
Em meio ao discurso, ele trocou o italiano para o espanhol e agradeceu o seu episcopado em Chiclayo, no Peru, onde passou boa parte de sua carreira eclesiástica. Prevost se juntou à ordem dos agostinianos em 1985, já no Peru. Os devotos de Santo Agostinho são uma ordem mendicante, assim como os franciscanos e os dominicanos.
Ele encerrou sua primeira mensagem aos fiéis na Praça São Pedro com a oração da Ave Maria.
Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.
Fonte: G1