Posted in

Nem o frio espanta participantes: Festival do Yoga reúne público e reforça expansão da prática em MS

Foto: Divulgação

Redação Plenax – Flavia Andrade

Senador Nelsinho Trad participa do evento no Parque das Nações Indígenas e destaca benefícios do yoga para saúde física e mental

O frio intenso registrado em Campo Grande neste domingo (21), com sensação térmica próxima dos 10°C e ventos fortes, não foi suficiente para afastar os participantes da terceira edição do Festival do Yoga, realizado no Parque das Nações Indígenas. O evento reuniu dezenas de praticantes e interessados em conhecer a filosofia milenar que tem conquistado cada vez mais espaço em Mato Grosso do Sul.

Entre os participantes esteve o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), médico e defensor da ampliação das práticas integrativas voltadas à promoção da saúde e do bem-estar. Acompanhado da esposa, Keilla Soares Trad, praticante de yoga, o parlamentar participou das atividades e destacou a importância da prática para o equilíbrio físico, emocional e mental.

“O yoga nos ensina a buscar equilíbrio em todos os aspectos da vida. É uma filosofia que procuro aplicar na medicina, na vida pessoal e também no exercício do mandato. Vamos continuar trabalhando para ampliar o acesso a essa prática e seus benefícios para a população”, afirmou.

Parceria com a Índia fortalece yoga em Mato Grosso do Sul

A participação do senador também reforça a parceria construída nos últimos anos entre Mato Grosso do Sul e a Índia para a disseminação da prática no Estado.

Na condição de presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e integrante de grupos parlamentares de amizade entre Brasil e Índia, Nelsinho Trad tem atuado na aproximação entre os dois países, contribuindo para iniciativas como intercâmbios técnicos na área de yogaterapia e a inserção da prática em escolas estaduais e programas ligados à saúde pública.

Benefícios para a saúde

Médico urologista e especialista em medicina do trabalho, o senador ressaltou que o yoga tem se mostrado um importante aliado na promoção da qualidade de vida e no tratamento complementar de diversas condições de saúde.

“Na rotina médica observamos que as práticas integrativas podem trazer resultados significativos. Em muitos casos, o yoga contribui para o bem-estar físico, emocional e para uma melhor qualidade de vida dos pacientes”, destacou.

Evento reúne iniciantes e praticantes experientes

Durante o festival, o parlamentar agradeceu o envolvimento das instituições parceiras que contribuíram para a consolidação da iniciativa, entre elas o Governo do Estado, a Fundesporte, as secretarias estaduais de Saúde e Educação, além da Embaixada da Índia.

Promovido pela Fundesporte e pela Setesc, em parceria com a Embaixada da Índia, o projeto Yoga para Todos, o Movimento Sadhaka, a Secretaria Estadual de Saúde e o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, o evento ofereceu atividades gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades.

Muitos participantes tiveram a oportunidade de conhecer o yoga pela primeira vez. Foi o caso da professora de pilates Kátia Silva, que participou das atividades ao lado do marido Marcelo Aires e dos filhos Bernardo, de 5 anos, e Maria Isabel, de 3 anos.

“É a primeira vez que participamos e estamos gostando muito da experiência”, relatou.

Com mais de dois mil anos de história, o yoga é reconhecido mundialmente pelos benefícios relacionados à saúde, redução do estresse, melhora da flexibilidade, concentração e qualidade de vida, atraindo cada vez mais adeptos em Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)