Posted in

LIS promove 1º Ciclo de Encontros sobre Psicologia, Ciência e Espiritualidade

Crédito: Reprodução

Da Redação

Série de encontros online e gratuita propõe diálogos sobre descolonização, saberes tradicionais, espiritualidade e saúde mental no mundo contemporâneo

Como articular uma ciência que integre os saberes de plantas, povos indígenas e ancestralidades de todo o mundo em práticas rituais contemporâneas? Qual o papel da psicologia, da antropologia e da medicina no diálogo com essas epistemologias ? Seriam esses conhecimentos capazes de transformar não apenas o indivíduo, mas também a relação da humanidade com a Terra?

Essas são algumas das questões que irão guiar o 1º Ciclo de Encontros – Pesquisa, Ciência e Espiritualidade, iniciativa do NEP – Núcleo de Ensino e Pesquisa do LIS (Lar e Integração do Ser) em parceria com o coletivo Psicologia da Descolonização e América Latina. O LIS é um centro vegetalista pioneiro no Brasil dedicado às práticas ritualísticas do Alto Amazonas peruano. Localizado na região serrana do Rio de Janeiro, promove jornadas com plantas mestras, conduzidas pelo maestro vegetalista peruano Randy Gonzales e pela psicóloga Karla Perdigão.

O evento é voltado a profissionais da psicologia, das áreas da saúde, das ciências humanas, pesquisadores e a todas pessoas interessadas em novas formas de compreender o ser humano e sua relação com o mundo.

Serão quatro encontros online, gratuitos, sempre às terças-feiras de junho, das 19h às 21h, via Google Meet. Para participar é necessário fazer a inscrição no link https://forms.gle/53qs5XgfRqKWXkYC8 para receber o acesso ao encontro online. Cada encontro reunirá especialistas de diferentes campos do conhecimento para uma reflexão profunda sobre espiritualidade, descolonização, saúde mental, ciência e saberes tradicionais.

O primeiro encontro, que acontece na próxima terça-feira, 3/6, será o “Descolonização, conhecimentos tradicionais e diálogos contraculturais”, com a participação de Bruno Simões Gonçalves e Alessandro Campolina, e mediação de Karla Perdigão.

Os convidados irão refletir sobre como o universo da ayahuasca e de variadas plantas mestras vai muito além do uso de uma substância: trata-se de um mosaico de práticas espirituais, religiosas e terapêuticas que atravessa fronteiras temporais, culturais, políticas e epistemológicas. O debate propõe discutir os desafios ético-políticos que marcam o uso contemporâneo da ayahuasca e pensar caminhos para a descolonização de seus usos e saberes, aproximando psicodelia, xamanismo e outras formas de espiritualidade em um diálogo intercultural e plural.

Veja abaixo mais informações sobre os participantes deste primeiro mês do ciclo e a programação completa.

Ciclo reúne especialistas de diferentes áreas

A programação deste primeiro ciclo de encontros reúne especialistas de diferentes áreas, com ampla atuação nas fronteiras entre saúde, espiritualidade e saberes tradicionais. Participam:

Bruno Simões Gonçalves – psicólogo clínico, professor da Unifesp e pesquisador do pensamento descolonial e medicinas indígenas.

Alessandro Campolina – médico e coordenador de pesquisa do LIS, pesquisador do Instituto do Câncer (Icesp/FMUSP) e diretor científico do Instituto Aion, de formação e psicoterapia assistida com cetamina.

Susana Bustos – psicóloga e musicoterapeuta, especialista em estados ampliados de consciência e tradições enteógenas, coordenadora no Berkeley Center for the Science of Psychedelics (UC Berkeley) e supervisora da equipe multidisciplinar de apoio do LIS.

Frédérique Apffel-Marglin – antropóloga francesa, professora emérita do Smith College (EUA), fundadora da Associação Sachamama no Peru e referência em estudos sobre cosmologias indígenas.

Bernardo Caldeira – psicólogo e psicanalista da equipe de apoio multidisciplinar e curador do grupo de estudos do LIS, com atuação na clínica, filosofia e artes.

Karla Perdigão – psicóloga e cofundadora do LIS, com experiência em práticas do vegetalismo amazônico e diálogo com a pesquisa e psicologia.

Randy Gonzales – maestro vegetalista peruano, coautor do livro “Iniciação pelos Espíritos”, responsável pela condução ritualística no LIS.

Thiago Novaes – mestre e doutor em antropologia, com pós-doutorado na University College London (UCL), na Inglaterra, e na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro. Especialista na obra do filósofo Gilbert Simondon, pesquisa a individuação das plantas e terapias psicodélicas.

Programação:

03/06 – 19h às 21h

Tema: Descolonização, conhecimentos tradicionais e diálogos contraculturais
Bruno Simões Gonçalves e Alessandro Campolina, com mediação de Karla Perdigão

10/06 – 19h às 21h

Tema: Doenças da modernidade, renascimento psicodélico e a ponte com o vegetalismo
Susana Bustos e Frédérique Apffel-Marglin, com mediação de Karla Perdigão

17/06 – 19h às 21h

Tema: Psicologia e vegetalismo – epistemologias da integração
Bernardo Caldeira e Karla Perdigão, com mediação de Thiago Novaes

24/06 – 19h às 21h

Tema: Tecnologias do sagrado – enteógenos e espiritualidade
Randy Gonzales e Thiago Novaes, com mediação de Karla Perdigão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)