Posted in

Hran forma mais de 6 mil alunos por ano e se firma como referência na qualificação de especialistas no DF

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Redação Plenax – Flavia Andrade

Reconhecido oficialmente como hospital de ensino pelos ministérios da Educação e da Saúde, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) vem se consolidando como um dos principais centros de formação, pesquisa e retenção de profissionais de saúde do Distrito Federal. A unidade recebe, anualmente, cerca de 6 mil alunos de graduação, pós-graduação e residências médicas e multiprofissionais.

Referência histórica na formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hran mantém programas considerados estratégicos para a rede pública. “Somos, por natureza, um centro formador de especialistas. A residência médica ainda é o padrão-ouro da formação, e o Hran tem a particularidade de ser pioneiro e exclusivo em diversas áreas”, afirma Adriano Guimarães, supervisor do programa de residência em cirurgia do aparelho digestivo.

No Distrito Federal, o hospital é o único a formar especialistas em cirurgia plástica com atuação no SUS e também o único com residência voltada a procedimentos do aparelho digestivo. Em 2025, a instituição ampliou ainda mais o portfólio educacional com a criação da residência em medicina do sono, vinculada à área de pneumologia.

Alta aprovação e retenção na rede pública

Uma pesquisa recente realizada no hospital aponta um índice de satisfação de 90% entre os residentes, que recomendam os programas cursados. O dado contrasta com a média nacional, marcada pela migração de profissionais recém-formados para o setor privado.

Segundo Guimarães, grande parte dos residentes manifesta o desejo de seguir carreira no SUS após a conclusão da formação. “Isso é motivo de muito orgulho. O profissional sai com uma formação exemplar, é disputado pelo mercado, mas reconhece o serviço do hospital como de excelência e quer retribuir à rede pública”, destaca.

Formação estratégica para o SUS

Além da excelência acadêmica, a formação oferecida pelo Hran cumpre um papel estratégico ao suprir áreas historicamente deficitárias, como a anestesiologia. “Formamos mão de obra altamente qualificada para recompor quadros defasados. A ampliação dessas vagas é uma política de Estado fundamental para o fortalecimento da saúde pública”, acrescenta o supervisor.

Pesquisa como pilar da formação

O incentivo à produção científica é outro diferencial da unidade. Todos os residentes precisam publicar ao menos um trabalho acadêmico durante o programa, mas muitos concluem a formação com até cinco artigos científicos publicados, fortalecendo o papel do Hran também como polo de pesquisa em saúde.

Com ensino, assistência e pesquisa integrados, o Hospital Regional da Asa Norte reafirma sua posição como um dos principais centros de excelência na formação de especialistas do Distrito Federal e peça-chave para a sustentabilidade do SUS na capital federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)