
Da Redação
Reforçando presença na ProWein, maior feira de vinhos da Europa que aconteceu recentemente na Alemanha, VP da empresa comenta sobre novas parcerias e tendências do mercado
Düsseldorf, Alemanha. O Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil, reforçou sua estratégia global na ProWein 2025, a maior feira internacional de vinhos e destilados, realizada entre 16 e 18 de março. Com mais de 5 mil expositores de 65 países, o evento foi palco para a empresa consolidar sua posição de líder no mercado brasileiro, realizando um intenso trabalho de curadoria: foram degustados e catalogados 327 rótulos de diversas regiões do mundo, resultando na prospecção de 49 novos fornecedores
“Nosso time de enologia e seleção aplica um critério rigoroso que vai muito além das degustações convencionais”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine. “Analisamos profundamente o processo produtivo, a consistência das vinícolas, a viabilidade do negócio e o potencial dos parceiros, sempre alinhados às preferências do nosso mercado consumidor. Dessa forma, garantimos uma oferta diferenciada e de alta qualidade para o Brasil. Essa estratégia nos permite antecipar tendências e ampliar nosso portfólio com um olhar bastante atento às mudanças do mercado”, avalia o executivo.
Com um histórico de mais de 12 mil vinhos catalogados e tecnicamente analisados pelo time de enologia e seleção, além de um banco de dados com cerca de 1 milhão de avaliações realizadas pelo consumidor, o Grupo Wine se destaca pela abordagem multicanal, atuando tanto no varejo (B2C) quanto no atacado (B2B). Seu modelo de negócios inclui o Clube Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, a Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas que representa mais de 40 produtores internacionais, e a Bodegas Grupo Wine, importadora que se destaca pelo pioneirismo na distribuição digital para o mercado B2B.
“Essa estrutura nos permite um entendimento sem igual do mercado, tanto a partir do consumidor direto quanto dos parceiros, como restaurantes, adegas, empórios, hotéis, bares e supermercados. O desafio de se manter na liderança como principal importador do país é unir este repertório às mudanças tecnológicas e interpretar as tendências mundiais para o gosto do brasileiro”, diz Garfinkel.
Tendências
O setor de vinhos está em transformação, e a curadoria do Grupo Wine acompanha de perto essas mudanças. Entre as principais tendências estão o crescimento do consumo de vinhos brancos e rosés. Dados do relatório IWSR Brazil Wine Landscapes 2025 indicam que estas mudanças também podem ser observadas no Brasil, onde a participação dos vinhos tintos caiu de 70% (2020) para 61% (2024), enquanto os brancos subiram de 17% para 20% e os rosés quadruplicaram sua fatia, de 2% para 8%.
“A tendência para vinhos leves e frescos é bastante marcante, o que está impactando o preço das uvas brancas. Outro fator relevante é a preocupação com sustentabilidade, que está em ascensão. Muitas vinícolas investem em práticas ESG e em formatos inovadores de embalagens, como garrafas de papelão e PET reciclável”, acrescenta Garfinkel. “Outro ponto de atenção é a recente regulamentação europeia que exige a inclusão de informações sobre calorias nos contra-rótulos de vinho. Essas mudanças podem impactar a produção global, exigindo que os fornecedores se adaptem tanto na formulação quanto na rotulagem para atender aos diferentes mercados.”
Desafio da Geração Z
A Geração Z representa um novo desafio para o mercado de vinhos. Embora boa parte dos consumidores de vinho entre na categoria por volta dos 30 anos, esse público tem características distintas, buscando produtos acessíveis, sustentáveis e de fácil consumo. “À medida que muitos membros dessa geração se aproximam dessa faixa etária, novos desafios e oportunidades surgem para os produtores. Globalmente, os vinicultores estão se esforçando para entender as preferências e prioridades desse grupo. Por isso, para nós, é fundamental expandir parcerias com vinícolas de diversos tamanhos e abordagens, tanto as que seguem métodos artesanais quanto as mais tecnológicas. Isso nos permite compreender as diferentes tendências e oferecer em nosso catálogo produtos que atendem às expectativas de variados paladares e perfis de consumidores”, comenta Garfinkel.