Posted in

Governo reforça indústria automotiva e aposta em veículos sustentáveis, afirma ministro

Foto: Divulgação

Redação Plenax – Flavia Andrade

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro nesta quarta-feira (24), o titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, destacou que o Governo Federal tem intensificado as políticas de fortalecimento da indústria automotiva no Brasil. A estratégia combina incentivos à produção nacional, ampliação do crédito e abertura controlada às importações.

Segundo o ministro, o país oferece condições favoráveis para empresas interessadas em fabricar veículos em território nacional, ao mesmo tempo em que mantém um cronograma gradual de aumento do imposto de importação. A alíquota deve atingir 35% a partir de janeiro do próximo ano, como parte de uma política que busca equilibrar o mercado.

Ao comentar as cotas para importação de veículos elétricos, anunciadas recentemente, Márcio Elias ressaltou que a medida não altera o planejamento já estabelecido. O objetivo, segundo ele, é conciliar os interesses dos consumidores com os das montadoras instaladas no país e das empresas que estão iniciando a produção local de modelos híbridos e elétricos.

O ministro destacou que novas fábricas já estão em operação em estados como São Paulo e Bahia, impulsionando a produção nacional e contribuindo para a geração de emprego e renda. Ele também afirmou que empresas que não produzirem no Brasil não terão acesso às linhas de financiamento oferecidas pelo governo.

Entre as iniciativas citadas está o programa Carro Sustentável, que incentiva a produção de veículos com maior eficiência energética e reciclabilidade. De acordo com o ministro, a medida já resultou em aumento de 31% nas vendas dos modelos contemplados, além de estimular a fabricação com alto índice de conteúdo nacional.

Os reflexos das políticas também aparecem nos números do setor. Em maio, houve crescimento de 15,2% nas vendas totais de veículos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o ministro, o desempenho atual supera inclusive os resultados de 2019, até então considerado o melhor ano da indústria automotiva brasileira.

A relevância econômica do setor também foi destacada. Atualmente, a indústria automotiva responde por mais de 110 mil empregos diretos e representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), considerando toda a cadeia produtiva.

Outro destaque da entrevista foi o programa voltado a taxistas e motoristas de aplicativo, que prevê mais de R$ 30 bilhões em crédito para a compra de veículos novos. A iniciativa já conta com mais de 800 mil interessados habilitados e oferece condições facilitadas para aquisição de carros de até R$ 150 mil, incluindo modelos flex e híbridos.

Para participar, é necessário que o motorista tenha pelo menos 12 meses de cadastro ativo e um mínimo de 100 corridas realizadas na plataforma. A proposta busca renovar a frota nacional e ampliar o acesso a veículos mais eficientes e menos poluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)