Posted in

Goiás conquista prêmio mundial de mobilidade urbana por transformação no transporte coletivo

Foto: François de Ribaucourt

Redação Plenax – Flavia Andrade

O modelo de mobilidade urbana desenvolvido na Região Metropolitana de Goiânia colocou Goiás no centro das atenções internacionais ao conquistar o UITP Awards 2026, considerado o principal prêmio mundial do setor de transporte público. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), em Bruxelas, na Bélgica.

A premiação reconhece a ampla reestruturação da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), resultado de uma política integrada entre Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, municípios da região e concessionárias do sistema. O projeto foi destacado por combinar investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica, sustentabilidade e melhoria da experiência dos usuários.

Entre as principais mudanças estão a renovação da frota de ônibus, a adoção de combustíveis limpos e a introdução de veículos elétricos e movidos a biometano, além da modernização dos corredores de transporte e da implantação do modelo de metronização no BRT Leste-Oeste, que reduz o tempo de deslocamento e melhora a fluidez do tráfego.

A transformação também incluiu a requalificação de terminais e estações, como os do BRT Leste-Oeste, além da implantação e recuperação de milhares de pontos de ônibus na região metropolitana. As intervenções ampliaram os padrões de acessibilidade, conforto e segurança para os passageiros.

Segundo dados apresentados no projeto, algumas das melhorias já resultam em redução de até 31% no tempo de viagem em trechos modernizados, refletindo ganhos de eficiência para os usuários do sistema.

O modelo de gestão adotado em Goiás é baseado na governança colaborativa, com atuação conjunta entre Estado, prefeituras e concessionárias, o que permitiu alinhar planejamento e execução de obras e serviços de forma integrada.

Para o governador em exercício, Daniel Vilela, o reconhecimento internacional comprova a efetividade das políticas públicas voltadas à mobilidade urbana. Ele destaca que o sistema passou por uma transformação estrutural, com foco em eficiência, sustentabilidade e modernização.

A premiação também reforça o papel de Goiás como referência nacional em transporte público sustentável, com a incorporação de tecnologias limpas e soluções de longo prazo, como a ampliação do uso de energia renovável e a implantação de infraestrutura para combustíveis alternativos.

O UITP Awards reúne projetos de diferentes países e destaca iniciativas que contribuem para a evolução da mobilidade urbana no mundo, colocando Goiás entre os exemplos internacionais de inovação no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)