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Gerson Claro e presidente do Paraguai vistoriam ponte da Rota Bioceânica, obra que conecta o Brasil ao Pacífico

Foto: Reprodução

Da Redação

Em uma visita que simboliza a força da cooperação internacional, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, acompanhou o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em uma vistoria técnica à ponte da Rota Bioceânica nesta quinta-feira (2), em Porto Murtinho. A construção, já com 80% das obras concluídas, é considerada um dos maiores marcos da integração sul-americana contemporânea.

Integração que vai do Atlântico ao Pacífico

Com 1.294 metros de extensão sobre o Rio Paraguai, a ponte binacional ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai. Mais do que uma ligação física, a estrutura consolida um corredor logístico que promete reduzir em até 17 dias o tempo de transporte entre o Brasil e os portos do Pacífico, favorecendo exportações e encurtando distâncias com o mercado asiático.

A ponte terá pistas duplas, passagem para pedestres e ciclistas, além de 22 metros de altura para garantir a navegação fluvial. Do lado brasileiro, o projeto inclui ainda 13 quilômetros de obras de acesso, interligando a nova estrutura às principais rodovias da região.

Vistoria e agenda binacional

A visita começou pelo lado paraguaio, com a comitiva atravessando o rio de balsa para acompanhar os avanços da obra. Além de Gerson Claro e Santiago Peña, participaram o governador Eduardo Riedel, diplomatas e outras autoridades dos dois países.

A programação também incluiu compromissos em Dourados — onde Peña visitou uma unidade industrial da JBS — e em Campo Grande, com recepção no Parque das Nações Indígenas. Para esta sexta-feira, a agenda prevê passagem por Ribas do Rio Pardo, com visita à fábrica da Suzano.

Gerson Claro destaca papel estratégico da Rota

Durante a visita, Gerson Claro reforçou a relevância da Rota Bioceânica para a economia brasileira, especialmente para o Centro-Oeste. Segundo o parlamentar, a obra representa um salto logístico com efeitos diretos sobre o agronegócio, o comércio exterior e o mercado de trabalho.

“Esta ponte não é só uma conexão entre margens, é uma ligação entre futuros. Um projeto que integra países, fortalece o desenvolvimento regional e abre novas oportunidades para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, afirmou.

Mais que infraestrutura: transformação regional

A expectativa é que a ponte e a Rota Bioceânica tragam benefícios em três frentes principais:

  • Econômica: Menor custo logístico, maior competitividade e acesso facilitado aos mercados asiáticos.
  • Social: Geração de empregos, dinamização das cidades de fronteira e fortalecimento da integração cultural.
  • Geopolítica: Reforço do protagonismo regional de Brasil e Paraguai em uma nova rota continental.

Uma nova era para a América do Sul

A visita conjunta de líderes brasileiros e paraguaios vai além de uma simples vistoria técnica. Representa o alinhamento político em torno de um projeto transformador, com potencial de reconfigurar os fluxos comerciais do continente e inserir definitivamente Mato Grosso do Sul no mapa das grandes rotas internacionais.

Quando os últimos metros forem concluídos, não será apenas uma ponte erguida sobre o Rio Paraguai — será a inauguração de uma nova página na história da integração latino-americana.

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