Redação Plenax – Flavia Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou, nesta segunda-feira (29), a nomeação de 3.959 novos servidores para áreas consideradas estratégicas da administração pública: Educação, Segurança Pública e Saúde. As convocações foram publicadas nas edições Extra A e Extra B do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e têm como objetivo ampliar a capacidade de atendimento à população.
O maior volume de nomeações foi destinado à Educação. Ao todo, 3 mil professores de educação básica passam a integrar a rede pública de ensino, reforçando o quadro de profissionais nas escolas do DF e contribuindo para a ampliação do atendimento aos estudantes.
Na área da Segurança Pública, o pacote inclui a nomeação de 680 agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e de 172 novos servidores para a Polícia Penal, fortalecendo o sistema de investigação, custódia e segurança institucional.
Já na Saúde, foram nomeados 99 médicos aprovados em concurso público. O GDF também autorizou a convocação de oito médicos psiquiatras, em substituição a candidatos que não tomaram posse dentro do prazo legal, medida que garante o respeito à ordem de classificação e evita impactos na assistência em saúde mental.
Ao comentar as nomeações, o governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso da gestão com a valorização do serviço público e com a melhoria do atendimento direto à população. “Estamos fechando o ano de 2025 com mais uma ação para valorizar os serviços públicos do Distrito Federal. Ao nomear quase 4 mil novos servidores, vamos melhorar ainda mais a nossa entrega na ponta, priorizando áreas fundamentais, como educação, segurança pública e saúde”, afirmou.
Além das nomeações, as edições extras do DODF também publicaram promoções por antiguidade de oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). As medidas contemplam diferentes quadros das corporações e incluem ainda a nomeação de policiais militares para o quadro de oficiais administrativos.
Com o reforço no efetivo, o GDF encerra 2025 ampliando a estrutura de serviços essenciais e reforçando o atendimento à população do Distrito Federal.

