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GDF inaugura Trecho 1 da nova Epig e ativa faixa exclusiva de ônibus na ESPM

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Redação Plenax – Flavia Andrade

Corredor de R$ 150 milhões vai acelerar viagens de mais de 50 linhas e reorganizar o trânsito no Setor Policial Sul

O Governo do Distrito Federal entregou, nesta quarta-feira (26), o Trecho 1 da nova Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), etapa que marca a liberação total do viaduto e o início da operação da faixa exclusiva de ônibus na Estrada Setor Policial Militar (ESPM). A partir de agora, veículos com portas dos dois lados passam a circular pela parte inferior da estrutura, garantindo trajetos mais rápidos, contínuos e organizados.

O corredor, que integra o projeto do Eixo Oeste, recebeu cerca de R$ 150 milhões em investimentos e deve beneficiar diariamente 354 ônibus e mais de 50 linhas que trafegam pela região.

Durante a entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou o impacto direto na mobilidade. “Essa é uma das grandes obras que nós estamos fazendo para diminuir engarrafamentos e reduzir o tempo de transporte. Pedimos desculpas pela demora das intervenções, mas o resultado é para que todos cheguem ao trabalho e voltem para casa com mais tranquilidade”, afirmou.

Mobilidade mais rápida

Os ônibus que seguem rumo ao Setor Policial Sul, eixinhos, L2, L4 Sul e Terminal Asa Sul, além dos que vêm no sentido contrário para acessar a EPTG, agora utilizam o novo corredor exclusivo. Já os veículos de porta única continuam pela parte superior do viaduto.

Para o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, a medida representa ganho direto ao usuário. “O passageiro agora tem um corredor exclusivo, evitando o fluxo com os carros e ganhando tempo para chegar ao destino e estar mais com a família”, destacou.

Com a liberação do Trecho 1, todo o corredor entre a ESPM e o Terminal Asa Sul passa a operar plenamente, com faixas exclusivas, novas estações, acessos seguros e vias reconfiguradas para maior fluidez.

Reorganização do trânsito

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirmou que a mudança transforma a dinâmica do Terminal da Asa Sul. “Os ônibus deixam de competir espaço com os carros. Isso representa mais segurança e rapidez para os usuários do transporte público.”

Ibaneis Rocha ressaltou que o corredor faz parte de um amplo pacote de obras do governo. “Do Túnel de Taguatinga até o Terminal da Asa Sul, teremos faixa exclusiva contínua, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a vida das famílias.”

A região também recebeu a ampliação da passarela da Octogonal, garantindo acesso facilitado às novas estações de embarque. Além disso, a via foi reconfigurada com três faixas para carros, o que deve aliviar congestionamentos nos horários de pico.

 Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Corredor Eixo Oeste

O projeto completo do Eixo Oeste prevê 38,7 km de extensão, com faixas exclusivas e alargamento de vias que conectam o Sol Nascente ao Plano Piloto por meio de rotas como a Avenida Hélio Prates, Epig e ESPM. O objetivo é reduzir em até 30 minutos o tempo de viagem até o centro da cidade.

As obras seguem avançando por etapas, devido ao fluxo intenso das regiões atendidas.

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