Redação Plenax – Flavia Andrade
O Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem inicia sua 13ª edição nesta quinta-feira (11/12) com uma programação gratuita que reúne mais de 120 filmes do Brasil e do exterior, além de debates, oficinas e experiências imersivas com óculos de realidade virtual.
Um dos destaques é o documentário Amazônia Para Sempre, do diretor Estêvão Ciavatta Pantoja, exibido em formato imersivo. A produção teve estreia em novembro, durante a programação da COP30. Desde 2016, o festival mantém um espaço exclusivo dedicado ao cinema em realidade virtual.
A abertura terá a presença do músico Hodari, duas vezes indicado ao Grammy Latino, com a exibição de um videoclipe especial durante a noite de estreia. A edição deste ano reforça o compromisso do festival com diversidade, inovação e novos formatos do audiovisual.
De acordo com a diretora Ana Arruda, o festival bateu recorde de inscrições. “Recebemos 1.519 inscrições de filmes, o maior número da nossa história. O Curta Brasília se consolida como um ponto de encontro entre inovação, criatividade e diversidade”, destacou.
Com o tema “Amazônia Latina e África”, o festival exibirá produções nacionais, internacionais, animações, videoclipes e uma mostra inédita com curtas de países africanos como Angola e Cabo Verde.
Serviço
13º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem
Data: 11 a 14 de dezembro de 2025 (quinta a domingo)
Local: Cine Brasília – 106/107 Sul
Horários:
Sábado e domingo: 10h às 23h
Quinta: 17h às 23h
Sexta: 15h às 23h

