Redação Plenax – Flavia Andrade
Uma força-tarefa do Governo do Distrito Federal atendeu 42 pessoas em situação de rua ao longo da última semana, em ações realizadas no Plano Piloto e em Ceilândia. As abordagens ocorreram entre terça-feira (30) e domingo (4), passando por 13 pontos das duas regiões administrativas, com oferta de serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação.
As ações integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do DF. Além do acolhimento, os trabalhos incluem limpeza urbana e desconstituição de estruturas precárias, sempre com foco na dignidade e na segurança.
Na terça-feira (30), as equipes atuaram em quatro pontos do Plano Piloto, onde oito pessoas foram atendidas. Um caminhão de entulho foi removido e três estruturas precárias foram desmontadas, com destinação dos materiais à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
Na quarta-feira (31), a operação ocorreu em Ceilândia, com atendimento a três pessoas, remoção de um caminhão de entulho e desconstituição de uma estrutura. Não houve ações na quinta-feira (1º).
Os trabalhos foram retomados na sexta-feira (2), novamente no Plano Piloto, com atuação em três pontos da Asa Norte. Ao todo, 17 pessoas foram localizadas, dois caminhões de entulho retirados e uma estrutura desmontada.
No sábado (3), as equipes passaram por quatro pontos da área central e da Asa Sul, onde seis pessoas foram atendidas, quatro estruturas desconstituídas e dois caminhões de entulho removidos.
Já no domingo (4), a ação voltou à Asa Norte, com atendimento a oito pessoas, desmontagem de sete estruturas e retirada de um caminhão de entulho.
Política pioneira no DF
O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública voltado à população em situação de rua após a suspensão das ações de abordagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações começaram a ser implementadas após uma fase de testes, em maio de 2024, quando cerca de 50 pessoas foram atendidas na Asa Sul e em Taguatinga.
O plano foi oficializado em 27 de maio de 2024 e, desde então, as ações ocorrem semanalmente em diversas regiões do DF, como Plano Piloto, Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.
Em julho de 2025, a vice-governadora Celina Leão, então no exercício do cargo, assinou o decreto que instituiu o programa Acolhe DF, voltado à busca ativa e à oferta de tratamento para pessoas em situação de rua com dependência de drogas lícitas e ilícitas. No mesmo mês, o GDF inaugurou o primeiro hotel social da capital, com 200 vagas para pernoite, incluindo acolhimento de animais de estimação.
Desde 2022, o governo também realiza a Ação contra o Frio, oferecendo espaços públicos para pernoite durante períodos de baixas temperaturas. Somente em 2025, a unidade instalada na Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos, além da distribuição de casacos e cobertores arrecadados pela campanha Agasalho Solidário.

