Redação Plenax
Iniciativa promove arteterapia como ferramenta de saúde mental, com oficinas no CAPS e seleção de atrizes para o espetáculo “A Doutora e o Psiconauta”
Com a missão de transformar processos criativos em ferramentas de cuidado, acolhimento e autonomia emocional, o projeto Arte em Engenho inicia a segunda edição, na quinta-feira (18/12). A iniciativa vai promover uma série de oficinas gratuitas de pintura em camisetas para o público atendido pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Distrito Federal
O projeto Arte em Engenho é uma realização do Instituto Latinoamerica em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do Termo de Fomento 115/2025. O curso, coordenado pelo artista Tom Mello, estende-se até fevereiro de 2026, com encontros no CAPS todas as quartas-feiras e sextas-feiras, das 10h às 12h, atendendo 20 pessoas em tratamento no centro.
“O Arte em Engenho nasceu da certeza de que a arte cura, acolhe e transforma. Nesta segunda edição, levamos a arteterapia para o cotidiano de pessoas em tratamento no CAPS. As oficinas de pintura em camisetas são um passo simbólico para vestirmos nossas próprias histórias e emoções”, explica o artista plástico Tom Mello, responsável pela oficina de pintura em camisetas.
Novo elenco e espetáculo teatral
A primeira edição do Arte em Engenho foi realizada em 2024 e promoveu três oficinas gratuitas: Artes Cênicas, Artes Plásticas e Pintura, resultando no espetáculo “A Doutora e o Psiconauta”. Neste ano, o elenco formado a partir do curso de teatro será mantido. Entretanto, em janeiro, o projeto abrirá processo seletivo para três atrizes que integrarão o grupo.
A direção geral é assinada por Dom Macarius, militante da área de Saúde Mental, que fortalece a proposta de usar a arte como cuidado terapêutico. Em 2023, Macarius realizou o “Desfile da Mente”, levando a arteterapia para a passarela e reunindo participantes com deficiência cognitiva.
“Se levamos a arteterapia para a passarela com o ‘Desfile da Mente’, com o Arte em Engenho a colocamos no teatro. A saúde mental precisa de voz, cor e espaço. E cada participante deste projeto é um protagonista dessa revolução delicada e necessária”, destaca Dom Macarius
O espetáculo “A Doutora e o Psiconauta” é uma obra de ficção livremente inspirada no trabalho revolucionário da psiquiatra Nise da Silveira e nos primeiros artistas do antigo hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro. A narrativa destaca a arteterapia como instrumento terapêutico e faz referência a artistas como Arthur Bispo do Rosário. As apresentações públicas estão agendadas para os dias 4, 11 e 18 de março de 2026, em Sobradinho, onde também será realizada uma exposição documental sobre o projeto, em Planaltina e no Hospital Sarah.
SERVIÇO:
Arte em Engenho – 2ª edição
O que: Oficinas de Pintura em Camisetas
Quando: a partir de 18/12
Onde: CAPS Setor Comercial Sul
Seleção de elenco:
Quando: a partir de Janeiro
Inscrições em breve
Espetáculo A Doutora e o Psiconauta
Quando: Março de 2026
Onde: Sobradinho, Planaltina e Hospital Sarah

