Posted in

Agro ganha força no Congresso em 2026 enquanto produtores enfrentam crise de crédito

Foto: Divulgação

Redação Plenax – Flavia Andrade

Apesar da queda de 20,7% nos pedidos de recuperação judicial da cadeia agropecuária no segundo trimestre, solicitações de produtores pessoa física avançam 8,2% e reforçam pressão por renegociação de dívidas e financiamento rural

O agronegócio deve chegar à próxima legislatura com forte representação política no Congresso Nacional, mas ainda enfrenta desafios para superar a crise de crédito no campo. Dados do segundo trimestre de 2026 mostram que os pedidos de recuperação judicial na cadeia agropecuária caíram 20,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 565 para 448. A retração, porém, não foi uniforme: entre produtores rurais pessoa física, as solicitações avançaram 8,2% em relação ao primeiro trimestre, de 182 para 197, enquanto entre pessoas jurídicas houve queda de 18,4%, de 196 para 160 pedidos.

O cenário evidencia que a recuperação financeira ocorre de forma desigual e coloca o endividamento rural entre os temas que devem ganhar espaço na agenda do Congresso eleito em 2026.

Antes das eleições, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reunia cerca de 355 deputados e senadores. Ao mesmo tempo, o Plano Safra 2026/2027 prevê R$ 525,1 bilhões em recursos para a agricultura empresarial, reforçando a dimensão econômica e política do setor.

A pressão sobre os produtores também aparece na deterioração do perfil de crédito daqueles que recorrem à Justiça. Segundo os dados apresentados, o score médio cai de aproximadamente 430 pontos, 18 meses antes do pedido de recuperação judicial, para 50 pontos no momento da solicitação — uma redução próxima de 88%. Mato Grosso concentrou 107 pedidos nos dois trimestres mencionados no levantamento, cerca de 24% do total nacional.

Renegociação de dívidas entra na agenda do setor

A combinação entre endividamento e articulação parlamentar deve ampliar as discussões sobre renegociação de dívidas, equalização de juros, seguro rural e garantias financeiras. Para Alberto Friggi, CEO da Friggi & Secco e especialista em crédito estruturado, as decisões do Congresso podem influenciar diretamente o custo e a disponibilidade de financiamento para o agronegócio.

“No agro, o custo do dinheiro começa a ser definido muito antes de o produtor sentar com o banco. Orçamento público, subsídios, seguro rural, garantias e regras de renegociação influenciam quanto risco a instituição financeira está disposta a assumir e a que preço. Uma representação mais organizada no Congresso pode ampliar a capacidade do setor de discutir esses mecanismos e criar condições para reduzir incertezas. Quando o risco fica mais previsível, abre-se espaço para mais crédito, prazos melhores e estruturas de financiamento mais competitivas para toda a cadeia”, afirma.

Nesse contexto, consórcios estruturados, operações de crédito com garantias e financiamentos ajustados ao ciclo produtivo aparecem como alternativas para reorganizar compromissos financeiros. As modalidades podem ser especialmente relevantes para produtores que enfrentam dificuldades de caixa antes da comercialização da safra e buscam reduzir a dependência das linhas tradicionais de crédito.

Juros elevados mantêm pressão sobre o financiamento

O debate ocorre em um cenário de custo de capital ainda elevado, apesar da redução da taxa Selic para 13,75% ao ano em setembro, conforme o texto de referência. Os juros pressionam produtores que dependem de financiamento para comprar insumos, investir em equipamentos e manter as operações até a venda da produção.

Ao mesmo tempo, o agronegócio brasileiro exportou US$ 118,5 bilhões nos oito primeiros meses de 2026, acumulando superávit comercial de US$ 105,1 bilhões. Os números reforçam o peso do setor na economia e a importância das decisões sobre políticas de crédito e financiamento rural.

O desafio do próximo Congresso será conciliar mecanismos de renegociação e proteção financeira com as restrições fiscais que limitam a ampliação dos subsídios públicos. Para Friggi, aumentar a oferta de recursos sem considerar a capacidade de pagamento dos produtores pode agravar o endividamento.

“O desafio não é simplesmente ter mais crédito. É construir crédito que caiba no fluxo de caixa do produtor e que não transforme um problema conjuntural em endividamento permanente. Com juros ainda elevados, previsibilidade de regras, garantias adequadas e prazo tornam-se tão importantes quanto a própria taxa”, afirma.

A influência política do agronegócio será medida, portanto, pela capacidade de transformar essa agenda em condições de financiamento mais sustentáveis, sem transferir continuamente os custos do endividamento para as contas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)