Posted in

WhatsApp registra leitura de 80% das mensagens em até cinco minutos e reforça força do canal para negócios

Foto: Divulgação

Redação Plenax – Flavia Andraed

Quase a totalidade das mensagens recebidas pelo WhatsApp é aberta pelos usuários. Dados do próprio aplicativo indicam que 98% das mensagens são visualizadas e que 80% delas são lidas em até cinco minutos após o recebimento, índice que consolida o WhatsApp como um dos canais de comunicação com maior taxa de engajamento do mercado.

Os números embasaram a apresentação da Poli Digital, plataforma parceira do Grupo Meta, durante o WhatsApp Arena. O cofundador e CPO da empresa, Gabriel Henrique, participou do evento ao lado do gerente de marketing da Vitrine Móveis, de Goiás, Júlio Cesar Alves. Juntos, abordaram o tema “Anúncios de clique para o WhatsApp + Conversions API: o poder dos anúncios e mensuração para os pequenos negócios”.

Segundo Júlio Cesar Alves, soluções que integram WhatsApp, Instagram e Messenger em uma única plataforma, conectando todos os atendentes em um fluxo centralizado, tornaram-se estratégicas para o crescimento das empresas. Além de organizar a comunicação, ele destaca o ganho em segurança nas vendas realizadas por meio desses canais.

Cliente da Poli Digital há cerca de seis anos, a Vitrine Móveis foi citada como um exemplo prático de como tecnologia e estratégia podem impactar resultados. “Esse caso demonstra como a combinação entre dados, automação e planejamento pode transformar operações inteiras”, afirmou Gabriel Henrique.

De acordo com o executivo, o alto índice de leitura explica por que o WhatsApp se tornou um canal essencial para pequenas e médias empresas que buscam previsibilidade e agilidade na geração de oportunidades. “O WhatsApp mantém uma das maiores taxas de engajamento do mercado, o que o torna altamente estratégico”, ressaltou.

A interação direta com os contatos permite conectar campanhas publicitárias, acelerar o funil de vendas, reduzir atritos no atendimento e aumentar a qualidade dos leads. “É a transformação de conversas em oportunidades reais de negócio”, pontuou Henrique.

Nesse cenário, a API de Conversões tem papel central na performance dos anúncios de clique para o WhatsApp. A tecnologia permite o envio de eventos de conversão diretamente ao Meta Ads, sinalizando quais interações geram leads mais relevantes. Com essas informações, os algoritmos passam a otimizar a entrega dos anúncios com maior precisão, priorizando perfis com maior propensão à conversão e melhorando o retorno sobre o investimento em mídia.

Parceira oficial do Grupo Meta no Brasil, a Poli Digital tem acesso às APIs oficiais do WhatsApp, Instagram e Facebook, o que garante soluções alinhadas às diretrizes da empresa, com mais segurança, estabilidade e conformidade técnica.

Para Gabriel Henrique, a participação no WhatsApp Arena representa mais do que reconhecimento. “É uma oportunidade de contribuir para a capacitação do mercado e mostrar, na prática, como tecnologia, estratégia e dados podem impulsionar resultados”, afirmou.

O evento reuniu especialistas, líderes empresariais e profissionais de marketing de todo o país, consolidando-se como um dos principais fóruns nacionais para debater tendências, oportunidades e boas práticas no ambiente digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)