Redação Plenax – Flavia Andrade
O Governo do Distrito Federal realiza, a partir das 9h desta sexta-feira (9), uma ampla ação de acolhimento e assistência social voltada à população em situação de rua no Núcleo Bandeirante. A iniciativa vai percorrer 17 pontos da região administrativa, com oferta de serviços públicos e encaminhamentos para políticas sociais.
Coordenada pela Casa Civil, a operação reúne uma força-tarefa com participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Durante a ação, as pessoas abordadas receberão atendimento nas áreas de assistência social, saúde e educação, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e acesso a benefícios, como auxílio para deslocamento interestadual. Também será ofertado auxílio excepcional de R$ 600 para ocupantes sem condições de arcar com aluguel, vagas em abrigos, inclusão em programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e cadastro para acesso a unidades habitacionais.
Após a conclusão dos atendimentos, a DF Legal ficará responsável pelo desmonte das estruturas improvisadas e pelo transporte dos pertences para o local indicado pelo ocupante. Caso não haja indicação, os objetos serão encaminhados ao depósito da pasta, no SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custos.
Ao longo da semana, equipes das secretarias envolvidas realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios, com mapeamento do público e levantamento das principais demandas, a fim de garantir um atendimento mais efetivo.
Pontos de ação no Núcleo Bandeirante
Setor Placa da Mercedes, ao lado da UPA
Ponto de Encontro Comunitário (PEC), na entrada principal da cidade
Comércio próximo à Delegacia de Polícia
Entre o CEM Urso Branco e a Casa da Cultura
Ao lado da Tarrabufado Tapiocaria
Atrás do Terminal Rodoviário
Em frente à Feira Permanente Ibaneis Rocha Barros Pai
Ao lado do supermercado Nova Rede
Quiosque do Suvelão, próximo à Paróquia São João Bosco
Sopi Conjunto B, dentro do campo de futebol e ao lado de um quiosque
Próximo ao Embalagens Flórida
Próximo à Sorveteria Maranatha
Viaduto próximo à Escola da Natureza
Próximo à EPNB, entrada à direita, em frente ao Núcleo Bandeirante
Beco da Conveniência do BRB
Ao lado da feira, próximo ao ginásio
Em frente ao Banco do Brasil
A ação integra a política permanente do GDF de atendimento humanizado, garantia de direitos e promoção da dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

