Redação Plenax – Flavia Andrade
Em meio ao processo de matrículas para o ano letivo de 2026, Mato Grosso do Sul alcançou um resultado expressivo na Rede Estadual de Ensino (REE): 85% dos novos alunos foram designados para a escola indicada como primeira opção pelas famílias no momento da solicitação da vaga.
As matrículas começaram nesta segunda-feira (5) e seguem até sexta-feira (9) em todo o Estado. Ao todo, são 200 mil vagas ofertadas em 352 unidades escolares, com a expectativa do Governo do Estado de chegar a 190 mil alunos matriculados até o início das aulas.
Para o governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o índice demonstra o compromisso do Estado em atender as famílias respeitando suas realidades. Segundo ele, embora critérios como disponibilidade de vagas e distância entre a escola e a residência sejam considerados, a preferência familiar tem peso relevante no processo.
“Mais do que ofertar uma vaga, é fundamental que a escola esteja inserida no contexto familiar e atenda às necessidades do estudante de forma integral. Estamos muito satisfeitos com esse resultado”, afirmou.
Alívio para as famílias
Em Dourados, a analista de sistemas Caroline Freitas comemorou a designação do filho, Paulo Henrique, de 15 anos, para a Escola Estadual Presidente Vargas — a mesma onde já estuda o irmão mais velho. A unidade foi a primeira opção indicada na pré-matrícula.
“Sabia que existia a chance de ele ir para outra escola, mas isso complicaria muito a rotina. Fiz a pré-matrícula, torci e fiquei aliviada quando vi a lista. Já efetivei a matrícula no primeiro dia”, relatou.
Matrícula digital e segunda etapa
Os estudantes designados na primeira etapa devem efetivar a matrícula de forma virtual, pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br
, ou presencialmente, diretamente na escola indicada.
Também nesta semana ocorre a segunda etapa de pré-matrículas para quem não conseguiu se inscrever no prazo inicial. Todo o procedimento é feito exclusivamente de forma online, pelo sistema da Matrícula Digital.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou a eficiência do calendário da Matrícula Digital, iniciado em novembro do ano passado, que incluiu a confirmação de permanência de alunos da rede e a entrada de novos estudantes.
“Todo o processo ocorreu de forma virtual, sem filas e com agilidade. Isso só foi possível graças ao planejamento antecipado da oferta de vagas, pensado ao longo de todo o ano para atender a comunidade escolar”, avaliou.
Atendimento e suporte
Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem entrar em contato pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) ou 3314-1212 (celular). Outros canais de atendimento estão disponíveis no portal da Matrícula Digital.
Em Campo Grande, o atendimento presencial ocorre na Central de Matrículas, na rua Joaquim Murtinho, 2612, no bairro Itanhangá Park, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. No interior, o atendimento pode ser feito diretamente nas escolas estaduais.
Volta às aulas
Conforme o calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação (SED), os profissionais da Rede Estadual retornam no dia 2 de fevereiro, para a Jornada Formativa. O início das aulas está marcado para 9 de fevereiro.
Rede estadual de MS atende preferência das famílias e destina 85% dos alunos à escola escolhida

