Redação Plenax – Flavia Andrade
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) usou as redes sociais neste sábado (3) para comemorar a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, capturado durante a ofensiva militar dos Estados Unidos contra o país sul-americano. A ação, confirmada pelo presidente norte-americano Donald Trump, ocorre em meio a uma escalada de tensão internacional.
Em publicação, o parlamentar sul-mato-grossense classificou a notícia como um marco positivo logo no início do ano. “Acordamos com a excelente notícia de que Trump teria capturado o amigo de Lula, Nicolás Maduro. O ano começou com o pé direito”, escreveu.
Nogueira também criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem acusa de manter proximidade ideológica com regimes autoritários da América Latina. Segundo o deputado, o episódio colocaria Lula diante de um teste político.
“Esta seria a grande oportunidade para Lula mostrar, na prática, seu apoio ao ditador venezuelano”, afirmou.
Em tom irônico, o deputado ainda citou o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, e fez provocações à esquerda brasileira. “Chegou a hora de João Pedro Stedile honrar suas palavras e enviar o MST para lutar contra os Estados Unidos. É o momento da esquerdalha mostrar toda a sua ‘força’”, declarou.
As falas de Rodolfo Nogueira repercutiram rapidamente nas redes sociais, dividindo opiniões entre apoiadores e críticos. Conhecido por sua postura crítica aos governos de esquerda e por discursos duros contra o MST, o parlamentar é um dos principais representantes da ala conservadora e anticomunista no Congresso Nacional.
Até o momento, o governo brasileiro não comentou oficialmente as declarações do deputado.

