Posted in

Brasília entra para a história e encerra temporada 2025 do Circuito CAIXA com recorde de público

Foto: Sérgio Henrique /Triz Sports

Redação Plenax – Flavia Andrade

A capital federal foi o cenário ideal para o encerramento da temporada 2025 do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series. Neste domingo (21), Brasília recebeu 5 mil corredores no Eixo Monumental — o maior público já registrado na história da mais tradicional série de corridas de rua do país — e celebrou um ano marcado por crescimento, competitividade e engajamento social.

A largada em frente à Catedral Metropolitana transformou a Esplanada dos Ministérios em um mar azul, cor da camiseta oficial da prova. Sob sol entre nuvens e temperatura média de 20 °C, os atletas disputaram as provas de 5 km e 10 km em um percurso considerado técnico e desafiador, especialmente nos trechos de subida.

Nos 10 km da elite masculina, a vitória ficou com Fábio Rodrigues de Souza Cordeiro. O baiano, radicado em Barra do Garças (MT), confirmou seu estilo agressivo desde a largada e cruzou a linha de chegada em 32min15. Já no feminino, o destaque foi da casa: a brasiliense Senara Almeida da Silva venceu com o tempo de 40min08, levantando o público e consolidando uma temporada de alto nível.

“Consegui abrir vantagem ainda no terceiro quilômetro, na subida do Congresso. Foi uma prova muito competitiva, com uma organização impecável. Vencer em casa tem um sabor especial”, afirmou Senara, campeã da Maratona de Florianópolis em 2024 e em preparação para a São Silvestre. Fábio também destacou o percurso e o resultado. “Saí forte desde o início, como é meu perfil, e administrei até o final. Estou muito satisfeito”, resumiu.

(Sérgio Henrique /Triz Sports

O recorde de público em Brasília superou a marca anterior do circuito, registrada em Fortaleza, em 2015, com 4.850 participantes. Até então, a maior prova da temporada 2025 havia sido a de Natal, com 3.750 corredores.

Para a CAIXA, patrocinadora master do evento, o encerramento em Brasília simbolizou um ano de consolidação e expansão. “Estamos coroando uma temporada de muitas conquistas e reafirmando o retorno da CAIXA como grande incentivadora do esporte nacional. Encerrar o circuito aqui, com 5 mil pessoas e esse visual emblemático, é motivo de orgulho”, avaliou Estevão Cezário Queiróz Mariano, superintendente nacional de Patrocínio, Eventos e Promoção da instituição. Segundo ele, o circuito cresceu 30% em 2025, tanto em número de etapas quanto em alcance.

Fernanda Paradizo/HT Sports

Além da performance esportiva, a etapa de Brasília também reforçou o compromisso social do Circuito CAIXA. A ação Pegada do Bem mobilizou atletas na doação de tênis usados e em bom estado, destinados ao Centro de Formação de Atletas da Ceilândia e à Associação de Atletismo do Paranoá e Itapoã. Criada há 11 anos pela HT Sports, a iniciativa já arrecadou mais de 3 mil pares de tênis, beneficiando mais de 70 instituições em todo o país.

Com 14 etapas realizadas em todas as regiões do Brasil, o Circuito CAIXA passou, em 2025, por cidades como Cuiabá, Maceió, João Pessoa, Aracaju, São Luís, Natal, Fortaleza, Vitória, São Paulo, Uberlândia, Itajaí, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, antes de fechar a temporada em grande estilo no Distrito Federal.

Criado em 2004, o circuito já reuniu mais de 336 mil participantes em 154 provas realizadas até 2024, mesmo com a interrupção durante a pandemia. “O crescimento de 30% nesta temporada reafirma a força do Circuito CAIXA como ferramenta de inclusão e promoção da saúde por meio do esporte”, destacou Hélio Takai, diretor da HT Sports.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)