Redação Plenax – Flavia Andrade
A Unidade Básica de Saúde 1 de São Sebastião iniciou, nesta semana, a segunda turma do grupo de prevenção e controle do tabagismo. Os encontros, realizados nos dias 8, 10, 17 e 22 de dezembro, sempre às 16h, seguem as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e têm como foco auxiliar os participantes a abandonar o cigarro e manter a abstinência da nicotina.
A iniciativa conta com uma equipe multiprofissional formada por médica, farmacêutica e fonoaudióloga, que acompanha os usuários ao longo de todo o processo. Para a fonoaudióloga Marília Gabriela, a dinâmica coletiva é determinante para os bons resultados.
“O trabalho em grupo combina apoio social e abordagem multiprofissional. O ambiente coletivo favorece o acolhimento e a identificação, permitindo a troca de experiências, estratégias e o fortalecimento da motivação entre os participantes”, destaca.
Resultados positivos
A primeira edição do projeto apresentou índice de sucesso de quase 79%. Onze participantes conseguiram parar de fumar, enquanto outros três seguem em acompanhamento para superar o vício. As novas atividades também ocorrem na própria UBS 1, localizada no Centro de Múltiplas Atividades de São Sebastião.
Desafio global
O tabagismo permanece como uma das principais causas de morte evitável no mundo e fator de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis. No âmbito do SUS, o PNCT reforça o trabalho em grupo como estratégia eficaz e acessível na Atenção Primária à Saúde para apoiar quem deseja abandonar o uso do cigarro.

