Redação Plenax – Flavia Andrade
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou, nesta terça-feira (9), mais uma cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Defensorial Ministro Humberto Gomes de Barros, honraria que reconhece personalidades e instituições que contribuem para o fortalecimento da missão defensorial, dos direitos humanos e da cidadania no DF. O evento ocorreu na sede da instituição, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Foram homenageados o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire; o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva; e o secretário-executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento do DF, Thiago Rogério Conde. Também receberam a comenda os defensores públicos Heloísa Lombardi Lopes, Rafaela Ribeiro Mitre, Mateus Teixeira Monteiro e a servidora Luciana Silva de Sousa.
O defensor público-geral, Celestino Chupel, destacou que a condecoração reforça o compromisso da instituição com a população em situação de vulnerabilidade.
“Essa honraria celebra trajetórias alinhadas à nossa missão de garantir dignidade, acesso à justiça e direitos fundamentais. É um reconhecimento a quem fortalece o trabalho defensorial e contribui para a efetivação dos direitos das populações vulnerabilizadas do DF”, afirmou.
A solenidade integra o ciclo de homenagens promovido ao longo de 2025. Em novembro, a DPDF realizou outra grande cerimônia no auditório do Dnit, onde agraciou diversas autoridades e lançou seu livro-memória institucional. Em outubro, foram condecorados membros da alta gestão da Casa, incluindo o defensor público-geral e a equipe dirigente.
Sobre a Ordem do Mérito Defensorial
Criada pela Portaria nº 83/2025, a Ordem do Mérito Defensorial Ministro Humberto Gomes de Barros reconhece personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestam serviços relevantes ao DF ou ao Brasil, especialmente em ações ligadas à Defensoria Pública. A honraria é dividida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Podem ser agraciados profissionais que contribuem para o fortalecimento institucional, a promoção dos direitos humanos, a defesa da população vulnerável ou o desenvolvimento da literatura especializada sobre a Defensoria Pública, além de representantes que projetam o trabalho defensorial no país ou no exterior.

