Posted in

UBS 1 do Riacho Fundo é reinaugurada após reforma de R$ 1 milhão e ganha 4 novos consultórios

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Redação Plenax – Flavia Andrade

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo foi oficialmente reinaugurada após passar por uma ampla reforma que modernizou e ampliou a estrutura. Com investimento aproximado de R$ 1 milhão, o espaço recebeu reparos completos no telhado, piso, sistemas hidráulico e elétrico, além de novos revestimentos e pintura.

A maior unidade da região agora conta com quatro novos consultórios, chegando a 25 salas disponíveis para atendimento da comunidade. O ambiente também foi equipado com sistema de climatização em toda a estrutura.
“São consultórios médicos, de enfermagem, salas de acolhimento, medicação e curativos”, detalhou o gerente da unidade, Suderlan Sabino Leandro.

As obras tiveram início em 2024, mas o atendimento continuou em funcionamento por meio de realocações estratégicas para locais como a Casa do Idoso, o Terminal Rodoviário e outras unidades de saúde. A UBS 1 possui mais de 30 mil pessoas cadastradas e oferece serviços como atendimento médico, pré-natal, controle de hipertensão e diabetes, vacinação e exames laboratoriais.

O diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Centro-Sul, Luis Henrique Mota, destacou a atuação das equipes durante o período de obras. “Foi uma resiliência absurda. Os servidores entenderam que não podiam parar, porque sem o nosso serviço a população ficaria desassistida. Mexemos em tudo, do chão ao telhado. Foi um marco”, afirmou.

Para o coordenador de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Afonso Abreu, a estrutura física também é parte essencial da qualidade da assistência. “Quando pensamos nos pilares do SUS, a ambiência e a estrutura são necessidades da atenção primária, cujos maiores representantes são as UBS”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)