Redação Plenax – Flavia Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) segue ampliando as iniciativas de apoio à população em situação de rua. Somente entre 18 e 23 deste mês, equipes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua passaram por dez pontos do Plano Piloto e de Ceilândia, oferecendo serviços de saúde, assistência social e orientação educacional.
No período, foram 14 pessoas atendidas, 11 estruturas improvisadas desmontadas e nove caminhões de entulho recolhidos e enviados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil e coordenador do Plano Integrado, Gustavo Rocha, o trabalho é contínuo e reforça o compromisso do governo com quem enfrenta vulnerabilidade extrema.
“Desde março do ano passado, quase 400 ações de acolhimento foram realizadas em diversas regiões do DF. Nosso objetivo é transformar essa realidade por meio de políticas públicas eficazes”, afirmou.
Ações recentes
Terça-feira (18): Setor Comercial Sul, SQN 716 e SQN 314 — 2 estruturas desmontadas, 5 pessoas atendidas e 1 caminhão de materiais recolhidos.
Quarta-feira (19): Ceilândia (QNN 11) — 5 estruturas desmontadas, 6 pessoas atendidas e 6 caminhões de entulho retirados.
Sábado (22): Plano Piloto — frente ao Colégio Sérios e SGAG 904 Sul — 1 caminhão de materiais inservíveis recolhido.
Domingo (23): SGAN 610 — 2 estruturas desmontadas, 1 pessoa atendida e 1 caminhão de entulho removido.
Políticas ampliadas
O Plano de Ação Distrital foi oficializado em maio de 2024, com ações semanais em regiões como Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Arniqueira e Vila Planalto.
Outras iniciativas reforçam o atendimento:
Acolhe DF (lançado em julho/2024): programa voltado a pessoas em situação de rua com dependência química, com equipes de busca ativa.
Primeiro hotel social do DF: inaugurado também em julho, oferece 200 vagas e acolhimento para animais. Mais de mil atendimentos foram registrados na primeira semana.
Ação Contra o Frio: desde 2022, presta assistência durante o inverno. Neste ano, só a unidade da Asa Sul contabilizou 6,6 mil atendimentos, além da distribuição de agasalhos e cobertores da campanha Agasalho Solidário.
Com ações contínuas e articuladas entre diferentes secretarias, o GDF busca garantir dignidade, proteção e novas perspectivas para quem vive nas ruas do Distrito Federal.

