Da Redação
Mais de 475 milhões de animais silvestres são atropelados todos os anos no Brasil, segundo o Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas. Além disso, estima-se que, ao menos, 88 pessoas morram por ano em acidentes com animais em rodovias federais, de acordo com a Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (ANPET). Pensando em reduzir o número de acidentes, a Smart Sky, hub de tecnologia e engenharia digital aplicada para cidades inteligentes, realizou uma prova de conceito com a instalação de dispositivos refletivos de dissuasão animal às margens da rodovia MS-040, no trecho conhecido como “Rodovia das Antas”.

“Testada pela primeira vez no Brasil, a tecnologia conta com refletores prismáticos multidirecionais que reagem à luz dos faróis à noite e criam estímulos visuais que inibem a travessia de animais enquanto o carro passa pelo local, graças a um comportamento instintivo de autopreservação”, explica Rogério Rigato, Gerente de Novos Negócios da Smart Sky. “Os refletores utilizam uma combinação de cores que aumenta o efeito dissuasivo, azul com faixas brancas, baseada em estudos sobre o comportamento da fauna em diferentes continentes”, acrescenta.
A prova de conceito, realizada no Km 85 da MS-040, contou com 160 refletores e monitoramento por câmeras térmicas com suporte de inteligência artificial, capaz de identificar o comportamento dos animais e registrar travessias seguras. Durante o período de teste, que durou 30 dias, nenhum atropelamento foi registrado no trecho, comprovando a eficácia da tecnologia, que funciona como um semáforo para animais.
Vídeos captados pelas câmeras registraram, por exemplo, antas e lobos-guará evitando a travessia ao perceber a aproximação de veículos, realizando uma passagem segura em seguida.