Redação Plenax – Flavia Andrade
Plataformas exibiram mensagens de erro da Cloudflare, mas causa das quedas ainda não foi confirmada.
Na manhã desta terça-feira (18), a rede social X e o ChatGPT apresentaram instabilidades que podem estar relacionadas a problemas nos sistemas da empresa de serviços de nuvem da Cloudflare.
Ambas exibiram mensagens de erro da Cloudflare, mas ainda não confirmaram o que causou a queda.
A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que funciona como um intermediário entre o site e o usuário. Ela distribui parte do conteúdo desses sites em servidores espalhados pelo mundo, o que ajuda a acelerar o carregamento das páginas, reduzir custos e proteger contra ataques. Quando algum serviço da Cloudflare falha, sites que dependem dela podem ficar lentos ou até inacessíveis.
Em sua página de status, a Cloudflare confirmou problemas em seus sistemas e informou que estava investigando a falha. Ela reconheceu também que alguns clientes foram afetados, mas sem especificar quais.
De acordo com o g1, a empresa disse que “houve erros elevados entre múltiplos serviços da empresa e que está trabalhando para garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros”.
O G1 tentou ainda contato com o X e a OpenAI, dona do ChatGPT, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Conforme a agência de notícias Reuters, o aplicativo de relacionamento Grindr e a plataforma de design Canva também foram afetados.
Já o Downdetector, plataforma que monitora interrupções ao compilar relatos de usuários de diversas fontes, registrou mais de 5,6 mil notificações de falhas na Cloudflare nos EUA, segundo informou a agência Reuters.
Os impactos da instabilidade no sistema também foram sentidos no Brasil. O X chegou a registrar um pico de mais de 1 mil notificações no Downdetector nesta manhã. No caso do ChatGPT, houve quase 200 relatos de instabilidade, enquanto a Cloudflare registrou mais de 5 mil queixas no país.
A nuvem é o armazenamento de toda empresa que trabalha com processamento de dados precisa de computadores para armazenar informações, arquivos e softwares.
Os computadores geralmente são grandes equipamentos com alta capacidade, podem ser mantidos pela própria empresa em sua sede ou em outro lugar. Como isso custa caro e exige manutenção constante, as empresas optam por terceirizar essa estrutura e contratam companhias com maior capacidade de manter esses supercomputadores, como AWS, Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.
A Nuvem é o nome dado ao serviço que permite transferir, guardar e processar dados em outros lugares, usando a internet. Pessoas também usam serviços na nuvem ao salvarem fotos no Google Fotos e no iCloud, da Apple, ou ao rodar jogos online, sem baixar e instalar programas, por exemplo.
*Com informações do G1
