Da Redação
Evento “Cultura e Resistência: Tecendo Saberes” acontece nos dias 10 e 11 de novembro e é desenvolvido pelo grupo TEZ
Nos dias 10 e 11 de novembro, o Grupo TEZ (Trabalhos e Estudos Zumbi) realiza o seminário “Cultura e Resistência: Tecendo Saberes”, uma formação gratuita voltada a agentes culturais, gestores, colaboradores de Pontos de Cultura e pessoas interessadas em cultura, que acontecerá na ACP (Rua Sete de Setembro, 693 – Centro, Campo Grande). A atividade integra o projeto Pontão de Cultura Egbé TEZ, que tem como foco fortalecer a rede de Pontos e Pontões de Cultura de Mato Grosso do Sul, articulando saberes, experiências e políticas culturais a partir das perspectivas afro-brasileira e africana.
Para Bartolina Ramalho Catanante, a professora Bartô, presidente do Grupo TEZ, o seminário reafirma a essência de uma trajetória de 40 anos dedicada à cultura e à educação. “Quando a gente realiza um encontro de formação como esse, estamos colocando a nossa gênese em destaque. O foco maior é a cultura. E nada melhor do que celebrar 40 anos de existência com um curso de formação cultural”, afirma Bartô.
Ela destaca que a proposta é aprofundar a reflexão sobre as políticas públicas de cultura e sobre o papel dos Pontos de Cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa. “Nós queremos o povo negro participando, promovendo cultura e tendo a sua subsistência também pela cultura. Ela precisa incluir e nos representar”, defende.
O seminário pretende ainda aproximar os Pontos de Cultura e promover o diálogo entre gestores, artistas e comunidades. “Esse encontro nos coloca em sintonia. Queremos entender o que são as políticas culturais, fortalecer nossas bases e pensar como podemos avançar em rede para desenvolver e promover a cultura no estado”, completa Bartô.
A programação foi pensada para unir formação, diálogo e vivência cultural. Além das mesas e palestras com gestores públicos e representantes de Pontos de Cultura, o evento contará com momentos de trocas entre agentes culturais, artistas e comunidade, reforçando o propósito de construir uma rede viva e atuante em Mato Grosso do Sul. Haverá apresentações culturais, rodas de conversa e debates que abrem espaço para diferentes linguagens artísticas, reafirmando a pluralidade das expressões afro-brasileiras que o TEZ vem promovendo ao longo de sua história.
Com atividades distribuídas ao longo dos dois dias, o seminário propõe discutir políticas públicas e inspirar novas práticas e conexões entre os participantes. A expectativa é que, ao final da formação, as trocas realizadas se transformem em ações concretas nos territórios, fortalecendo os Pontos de Cultura, ampliando o diálogo com gestores e consolidando a cultura como um instrumento de transformação social e resistência.
O Pontão de Cultura Egbé TEZ foi contemplado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, através do MinC (Ministério da Cultura), operacionalizado pelo Governo do Estado, por meio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), e integra o PNCV (Política Nacional Cultura Viva)
Programação completa – Formação “Cultura e Resistência: Tecendo Saberes”
Local: ACP – Rua Sete de Setembro, 693 – Centro, Campo Grande
Evento gratuito e aberto ao público
10 de novembro (segunda-feira), das 19h às 21h30
19h às 19h30: Abertura cultural – Banda BatuqueCanta – Projeto Livres
19h40: Palestra de Abertura – Políticas Públicas Culturais:
Dra. Melly Senna – Diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS
Caroline Garcia de Souza – Produtora Cultural e Coordenadora do Ministério da Cultura em MS
João Santos – Coordenador do IPHAN em MS
20h40: Debate
21h30: Encerramento do primeiro dia
11 de novembro (terça-feira), das 8h às 18h
8h: Café de boas-vindas
8h30: Mesa – Pontos e Pontões de Cultura e os Comitês Gestores
Participações:
Márcia Rolon – Pontão de Cultura Moinho Cultural: Unindo os Pontos
Anderson Carlos de Lima – Ponto de Cultura e Comitê de Cultura de MS
Guilherme Santos Lemes – Ponto de Cultura Identidade de Teatro
Roma Rosário Román Anez – Ponto de Cultura Teatral Grupo de Risco
11h30: Almoço
13h: Intervenção cultural
13h30: Mesa – Cultura e Resistência
Maria Aparecida – Ponto de Cultura Quilombo Furnas do Dionísio
Rosângela Maria do Nascimento – Instituto Cultural Projeto Livres
Vânia Lúcia Baptista Duarte – Professora, historiadora e militante do movimento negro (Letramento Racial)
