Por Flavia Andrade
Darci Caldo, Secretário Especial de Articulação Regional, foi entrevistado pelo jornalista e radialista Eli Sousa, no programa Bronca do Eli, onde destacou ações realizadas pela prefeita Adriane Lopes, nos 74 bairros existentes em Campo Grande, no mandato anterior, e as próximas articulações para o mandato que se iniciou em janeiro de 2025.
Com uma vasta experiência política, Darci Caldo ressalta convite da prefeita de Campo Grande para compor a pasta de secretariado, “Fui convidado pela prefeita Adriane Lopes há 2 anos, para trabalhar à frente da secretaria Especial de Articulação Regional, graças a Deus ganhamos a reeleição, e agora ela entendeu que era preciso criar essa secretaria. Nesses dois anos, andamos dentro de Campo Grande, são mais de 1 milhão de habitantes em 74 grandes bairros e mais de 800 parcelamentos, sendo divididos em 7 regiões e 2 distritos, distritos de Anhanduí e Rochedinho, e ainda tem o Indubrasil, que está dentro da região do Imbirussu, que não é um distrito, mas é um polo industrial”, pontua.
Questionado sobre os aprendizados dentro da política, uma vez que Darci Caldo já esteve no governo Federal, prefeituras de outros municípios e legislativo estadual, secretário enfatiza “Estamos em um momento importante da vida, para que possamos prestar um serviço relevante ao município. A prefeita não pode estar em todos os lugares da cidade, então a criação dessa secretaria é para que possamos ter um mapeamento para que possamos mudar a realidade dessas regiões, a matriz econômica, social, das pessoas. Se você pegar aqui a região do Segredo é uma realidade, se você pegar a região do Anhanduízinho, lá na Homex, que é um assentamento que a prefeita entregou 1.500 títulos dos terrenos, que não tinha água e não tinha luz, e agora tem, estamos trabalhando para levar o asfalto que ainda não tem por lá. A grande intenção é levar emprego e renda para as famílias. A prefeita Adriane Lopes trabalhou muito no social, ela tem essa preocupação. Eu andei muito com ela pelas ruas, ela ficou conhecida pela ‘botinha’ que ela usa, porque ela realmente tira o salto, coloca a ‘botinha’ e caminha pelas ruas. Como andei muito com ela como assessor, precisamos de um time, você não toca a cidade sozinho. Hoje a prefeita dentro dessa secretaria temos os conselhos regionais. São 7 conselhos que são eleitos pela população, além dos 800 presidentes de bairro da cidade”, enfatiza Darci Caldo.
Sobre o funcionamento dos trabalhos envolvendo os conselhos regionais, Darci Caldo enfatiza que, “Dentro da Planurb hoje, e veio para dentro da minha secretaria, o João Tomaz, que ele que lidera esse conselho, são reuniões mensais, aqui na região do Segredo é o Zé Geraldo, e cada região tem o seu conselheiro. E cada um trabalha na sua região trazendo o que é preciso para melhorar o estilo de vida e as necessidades do bairro. Veio para mim a Superintendência dos Conselhos para trabalharmos juntos por todas as regiões”, declara secretário.
Sobre saúde animal, secretário Darci Caldo destaca a SUBEA, “Veio para mim também a Dra. Ana Luiza, que é a responsável pelo SUBEA, para melhoria da saúde animal. Lá são realizadas as castrações, chipagem, atendimento médico veterinário”, destaca secretário.
Sobre as parcerias com os deputados federais, estaduais e vereadores, secretário Darci Caldo pontua a importância do trabalho em conjunto com legislativo e executivo, “Já tivemos contato com o deputado Gerson Claro, com os vereadores para trabalhar dentro dos 74 bairros da cidade, essa parceria com a Tereza Cristina, temos que unir forças e trabalhar em conjunto pelo melhor de Campo Grande”, afirma Darci Caldo.
Ao ser perguntado sobre o maior desafio para a gestão que se inicia, secretario Darci Caldo afirma que “Estar presente junto a população é o maior desafio, estamos montando, em cada região vamos ter uma equipe colhendo essas informações e dando uma devolução para as pessoas. Essa secretaria será 24 horas, vamos estar conectados, ajudando o secretário de saúde, o secretário de obras, Marcelo Miglioli, que está conseguindo destravar obras que estavam paradas há 15/20 anos, recapeamento, que essas malhas de Campo Grande, são muito antigas, estamos trazendo o recapeamento e não só o tapa buraco. Essa semana recebi uma indicação de um poste sem iluminação, e o morador entrou em contato comigo, e eu consegui agilizar o atendimento para o mesmo dia. As vezes se ele for entrar em contato com a Câmara ou com algum vereador, demora um pouco mais. Então eu consigo muitas vezes agilizar esse atendimento”, enfatiza Darci Caldo.
Sobre Qualificação, geração de Emprego e Renda
Secretário Darci Caldo pontua a importância da qualificação profissional, “O Alex que está aqui comigo, ele trouxe a Elaine que é a presidente do Instituto Federal, vamos firmar um convênio com eles, porque a fome não espera, a pessoa ociosa precisa trabalhar as questões dentro deles, vamos trabalhar a qualificação, a geração de emprego e renda, se ele for procurar um emprego ele já tem a qualificação. Vamos atuar para o agora, para o hoje, para o amanhã”, diz secretário.
Sobre o Noroeste
“O que podemos fazer no bairro Noroeste? Podemos fazer uma horta hidropônica, podemos trabalhar com a Universidade Federal, para trabalhar isso. Temos que trabalhar a parte de drenagem, porque quando chove alaga a região”, pontua Darci Caldo.
Secretário ressalta pedido da prefeita Adriane Lopes, “Ela nos pediu para cuidar das pessoas, então temos um papel importante dentro da prefeitura municipal de Campo Grande. Teremos um prédio próprio, a própria Subea é uma pasta muito grande que temos e que ela já tem o prédio próprio, então vamos buscar essas informações e a parte burocrática vai ficar dentro da Planurb, é para que todo dia possamos olhar o mapa e perceber o que está acontecendo em cada região e o que podemos melhorar. Trazendo as informações para a Prefeita, para projetos de melhoria, e até mesmo para que possamos dizer a ela o que está acontecendo em cada região”, relata.
Sobre a região central da cidade
“Já conversei com o secretário de Cultura e vamos trabalhar para melhorar a segurança, a Praça Ary Coelho, o funcionamento do comércio, entre outras questões para melhorar a região”, conclui Darci Caldo.