Da Redação
Maior rede de varejo farmacêutico do Brasil incorpora robôs autônomos à operação em Viana, inaugurando novo patamar de automação logística no setor
A RD Saúde, maior rede de varejo farmacêutico do país com as bandeiras Raia e Drogasil, inaugurou nesta quinta-feira (6) o seu novo Centro de Distribuição, em Viana (ES), o 15º da companhia e o mais moderno em operação no Brasil. O novo CD representa um avanço estratégico na expansão da malha logística nacional, incorporando tecnologias inéditas que elevam a eficiência operacional e aprimoram a experiência de abastecimento das lojas.
O centro de Viana adota um modelo híbrido que combina a atuação de cerca de 200 colaboradores com 90 robôs autônomos — responsáveis pela movimentação e manuseio das mercadorias de forma integrada. Essa automação, inédita no país, reúne duas tecnologias complementares: os AMRs (Autonomous Mobile Robots), que transportam estantes inteiras até as estações de separação, e os ACRs (Autonomous Case-handling Robots), que operam verticalmente em estruturas de até 10 metros de altura para selecionar e mover caixas com precisão.
Thiago Centurion, diretor de planejamento e desenvolvimento logístico da RD Saúde, explica que o uso dessas tecnologias aumenta a capacidade e a precisão do processo de separação e expedição de produtos, representando um salto em produtividade, segurança e eficiência.
“A combinação dos robôs AMRs com os ACRs, desenvolvida para o nosso CD, é inédita no Brasil e representa um avanço importante na nossa estratégia logística, elevando a produtividade e agilizando o abastecimento das nossas farmácias”, afirma Centurion sobre a nova operação, que demandou R$ 80 milhões em investimentos e passa a ser referência para futuros projetos logísticos da companhia.
A adoção da tecnologia deve representar, segundo Centurion, um aumento de 75% na produtividade, 99% de redução de erros operacionais e o dobro de adensamento de estoque. Além disso, o sistema oferece visibilidade em tempo real das operações e reduz em até 90% o uso de empilhadeiras, tornando o ambiente mais seguro e eficiente.
O novo CD ocupa uma área de 8 mil metros quadrados e foi projetado para armazenar cerca de 12 milhões de unidades de produtos. Diariamente, a expectativa é movimentar um volume de 250 mil unidades. A operação deverá abastecer 200 farmácias — sendo 150 no Espírito Santo e 50 no estado do Rio de Janeiro.
A nova unidade complementa a estrutura da RD Saúde, presente em todos os estados do país, totalizando mais de 600 cidades, e reforça o compromisso da empresa em garantir entregas mais rápidas, maior disponibilidade de produtos e um nível de serviço ainda mais elevado para as mais de 3.400 farmácias da rede.
