Da Redação
Resultados da atuação do programa no estado serão apresentados em 13 de novembro, em Campo Grande
Em dois anos de trabalho no Mato Grosso do Sul, o Programa Mentalidades Matemáticas (MM) impactou mais de 5,5 mil crianças da educação infantil da rede pública com uma forma inovadora de ensinar a disciplina. Os resultados alcançados em 2025 serão apresentados durante encontro programado para o dia 13 de novembro, na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Na oportunidade, educadores, gestores e parceiros irão compartilhar experiências e reflexões. O evento também permitirá que novos municípios conheçam e possam aderir à iniciativa.
Resultado de uma parceria entre o Itaú Social, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (FADEB/MS) e o Instituto Sidarta, a iniciativa no Mato Grosso do Sul é a primeira do país a implementar as Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil. Baseada em estudos da Neurociência, a abordagem desmistifica a ideia de que a Matemática é para poucos e trabalha a disciplina de uma maneira criativa, colaborativa e acessível a todos.
Em 2024, primeiro ano do Programa Mentalidades Matemáticas no estado, a abordagem foi adotada pelos municípios de Aral Moreira, Caarapó, Tacuru, Antônio João e Naviraí, além do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), em Campo Grande. Na segunda fase, iniciada em 2025, oito novos municípios entraram no programa: Caracol, Corumbá, Jardim, Ladário, Nioaque, Sonora, Ponta Porã e Taquarussu.
“Em 2025, trabalhamos ainda mais para consolidar a sustentabilidade do projeto nos municípios participantes. Foram inúmeras ações diretivas com as equipes de formadores, como acompanhamento de planejamentos, formações e devolutivas – sempre considerando as especificidades e necessidades de cada cidade”, afirma Emilia Gil, coordenadora do Mentalidades Matemáticas no projeto FADEB – Educação Infantil.
Durante o encontro em Campo Grande, representantes das redes municipais farão uma apresentação dos resultados deste ano, relatando como a abordagem foi implementada e quais foram os benefícios que ela trouxe ao ensino infantil. O evento também funcionará como vitrine para que outros municípios possam ver, na prática, como funciona a abordagem MM, além de servir para esclarecer dúvidas de potenciais interessados.
“Em 2026, seguiremos com o propósito de inspirar práticas inovadoras e de consolidar o Mato Grosso do Sul como referência nacional na construção de uma educação matemática na pré-escola, mais humana e transformadora. A FADEB/MS reafirma seu compromisso em ampliar o alcance do projeto Mentalidades Matemáticas, fortalecendo redes de educadores e parcerias com as Secretarias Municipais e as Coordenadorias Regionais de Educação. Nosso objetivo é atuar como apoio técnico e articulador, oferecendo formações, acompanhamentos e trocas de experiências que assegurem a qualidade da implementação da abordagem desde a base da Educação”, destaca a Diretora-Presidente da FADEB/MS, Maria Cecilia Amendola da Motta.
Os dados de 2025 representam um alcance ainda maior das Mentalidades Matemáticas no estado, em comparação com o ano anterior, quando cerca de 2 mil alunos participaram do projeto.
“Para nós na Fundação Itaú, a Matemática tem sido uma prioridade, por isso estamos muito satisfeitos em proporcionar essas experiências significativas a um número cada vez maior de crianças. As estratégias próprias da Educação Infantil, como os jogos, brincadeiras e interações, possibilitam que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa e garantir dessa forma experiências matemáticas desde a infância é fundamental para que a trajetória dessas crianças seja transformada” afirma Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social.
Mentalidades Matemáticas no Brasil
A formação dos professores do Mato Grosso do Sul tem como base o livro “Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil”, lançado no Brasil em 2024. Escrita por Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford e idealizadora da abordagem MM, a obra apresenta atividades e teorias fundamentadas nos estudos mais recentes das neurociências da aprendizagem. O livro também destaca as grandes ideias que promovem conexões matemáticas e podem ser incorporadas a qualquer currículo escolar.
Embora o Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado a adotar a abordagem na Educação Infantil, as Mentalidades Matemáticas vêm sendo aplicadas no Brasil desde 2016, por meio do programa desenvolvido pelo Instituto Sidarta, que conta com diversos parceiros, como o Itaú Social. Nesse período, cerca de 10 mil professores foram formados, beneficiando mais de 1,6 milhão de estudantes em cidades como Vespasiano (MG), Cruz (CE), Teresina (PI), São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Outros municípios, como o Rio de Janeiro (RJ), também estão implementando a MM na rede de ensino.
Programa Mentalidades Matemáticas chega a mais 5,5 mil crianças da Educação Infantil do Mato Grosso do Sul
