Da Redação
Sistemas inteligentes embarcados nos equipamentos permitem ajustes em tempo real e contribuem para maior uniformidade das lavouras
A qualidade da semeadura é um dos principais fatores que determinam a produtividade da safra. Profundidade irregular, falhas na distribuição ou excesso de sementes podem comprometer o desenvolvimento da cultura. Para ajudar o produtor a evitar perdas no campo, as tecnologias embarcadas nas plantadeiras permitem acompanhar o desempenho da operação e realizar ajustes em tempo real, garantindo um plantio mais uniforme e eficiente.
“Hoje, a plantadeira vai muito além de um implemento de distribuição de sementes. Ela se tornou uma fonte de dados valiosa, capaz de mostrar com precisão o que acontece no solo e como isso influencia o resultado da safra”, afirma João Dombroski, coordenador de marketing de produto Massey Ferguson.
Um exemplo de como a tecnologia pode tornar o plantio mais eficiente é a aplicação de sementes na quantidade ideal e no local certo. “O monitoramento da taxa de semente e da profundidade de deposição contribui para uma germinação mais uniforme e para o melhor aproveitamento dos insumos. Pelo monitor instalado dentro da cabine, o produtor consegue identificar se alguma linha está falhando ou semeando em profundidade diferente, podendo ajustar em tempo real e evitar perdas de produtividade”, detalha.
Já o piloto automático garante o paralelismo ideal entre as linhas de plantio e o sistema de gerenciamento de frota monitora o desempenho da máquina e transmite as informações para uma central que avalia as condições do equipamento, evitando paradas inesperada. “Essas informações também geram relatórios que ajudam na tomada de decisão para a próxima safra”, destaca.
João Dombroski listou algumas práticas que, aliadas ao uso de tecnologias, contribuem para uma semeadura mais uniforme, menor desperdício e melhor aproveitamento do potencial produtivo do solo.
- Verificar a calibração dos dosadores e a regulagem da profundidade antes do início da operação;
- Acompanhar os indicadores no monitor de semeadura durante o plantio para identificar desvios;
- Manter sensores e componentes eletrônicos limpos e revisados.
Para o especialista, a combinação de tecnologia e boas práticas permite que o produtor planeje e execute o plantio de forma mais segura e precisa. “Com a plantadeira correta, há um aproveitamento melhor do solo, otimização dos insumos e garantia das lavouras mais uniformes e produtivas”, reforça.
