Da Redação
Estado é um dos principais polos de expansão da marca para 2025/2026
A OdontoCompany — maior rede de clínicas odontológicas do país — está direcionando seus esforços de crescimento em Minas Gerais, estado que se tornou um dos principais pólos de expansão da marca para 2025/2026. Do total de áreas potenciais que a empresa levantou para instalação de unidades no Brasil, 65 estão localizadas no estado mineiro.
O mercado odontológico no Brasil tem se destacado como um setor promissor, projetando um crescimento significativo de 13% ao ano entre os anos de 2022 e 2030, conforme dados fornecidos pela Research And Markets. Este crescimento é impulsionado por uma série de fatores, que incluem a valorização da estética bucal e o aumento da conscientização das pessoas sobre a importância da manutenção da higiene dentária.
Apesar dessa conscientização, levantamento conjunto do Conselho Federal de Odontologia e da ABIMO apresentado no CIOSP 2025 indica que apenas 68% da população foi ao dentista no último ano, evidenciando lacunas de acesso no país e a existência de um potencial crescimento no mercado odontológico brasileiro. Essa situação destaca a urgência de mais profissionais na área, que desempenham um papel crucial na saúde da população.
Investir em uma franquia odontológica é uma excelente alternativa para quem busca entrar no mercado odontológico com menor risco. Alguns dos principais pontos fortes incluem: modelo de negócio testado e comprovado, reconhecimento de marca, suporte e treinamento contínuos em todas as etapas da operação e acesso a tecnologias avançadas que otimizam o atendimento e aumentam a eficiência.
Segundo Felipe Naresi, diretor de Expansão da OdontoCompany, o estado mineiro concentra características estratégicas para o negócio. “Minas Gerais reúne grandes centros e cidades médias com população significativa e carente de atendimento odontológico acessível. É o cenário ideal para unirmos escala, impacto social e retorno ao franqueado”, afirma. Dos 430 mil cirurgiões-dentistas, por exemplo, apenas 53.746 estão em Minas Gerais, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
No acumulado do ano, 26,7% de todas as novas clínicas abertas no Brasil da OdontoCompany foram em Minas Gerais, consolidando o estado como líder no ranking de inaugurações da rede. O Sudeste, como um todo, respondeu por 80% das aberturas, com destaque também para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Essa concentração é resultado de estudos de mercado aprofundados, uso de inteligência geográfica e análise de dados para identificar territórios com maior potencial”, explica Naresi.
Para o segundo semestre, o foco será fortalecer a presença da OdontoCompany em cidades-chave mineiras, tanto por meio de novas inaugurações quanto pela reposição de unidades em endereços estratégicos. “A expansão precisa ser sustentável, garantindo demanda e estrutura para oferecer atendimento de excelência em cada clínica”, reforça o diretor, acrescentando que a empresa esta comprometida em expandir de forma responsável, sempre levando atendimento odontológico acessível para onde existe demanda real.
Outro diferencial do avanço da OdontoCompany é a diversidade do perfil de franqueados. Atualmente, entre 30% e 40% das novas unidades são abertas por investidores que já fazem parte da rede, mas há um movimento crescente de empreendedores externos — como gestores, advogados, médicos e engenheiros — interessados no modelo de negócio, que não exige formação em odontologia.
“Nosso modelo não é restrito a dentistas. Buscamos bons gestores, capazes de liderar operações com visão estratégica. Mais do que conhecimento técnico, o franqueado precisa ter visão de gestão e espírito empreendedor”, conclui Naresi.
