Da Redação
Em nove episódios, programa musical foi feito em parceria com Heloisa Seixas e Julia Romeu
“A Música do Cinema” é a nova produção inédita do jornalista e escritor Ruy Castro que estreia neste domingo (2), às 21h, na Rádio MEC. Feita em parceria com as autoras Heloisa Seixas e Julia Romeu, a série original sobre trilhas da sétima arte também ganha transmissão na Rádio Nacional às segundas-feiras, 23h, a partir da próxima segunda-feira (3).
São nove programas semanais, incluindo temas inesquecíveis como os de “Doutor Jivago”, “E o vento levou”, “E.T.” e “Guerra nas estrelas”. De Chaplin a Hitchcock, dos grandes musicais aos filmes noir, com trilha sonora jazzística, a nova série dará destaque ainda às músicas do cinema brasileiro e europeu.Vencedor de quatro Oscars e 20 Grammys de melhor canção, o compositor e pianista norte-americano Henry Mancini terá um episódio só para ele.
“Começamos por aquelas melodias que se tornaram uma marca registrada e que reconhecemos logo nas primeiras notas”, diz Ruy Castro na edição de estreia “Trilhas sonoras que ninguém esquece”. O programa apresenta temas que embalaram desde filmes quase intimistas até superproduções e que entraram para a história.
No repertório estão “Tema de Tara”, do filme “E o vento levou…”; “Love is a many splendored thing”, de “Suplício de uma saudade”; “Tema de Lara”, de “Doutor Jivago”; “Moonglow and love theme”, de ”Pic-nic”; “Theme of The Apartment”, de “Se meu apartamento falasse”; “Overture”, de “Os dez mandamentos”; “Around the world”, de “A volta ao mundo em 80 dias”; “The green leaves of Summer”, de “O Álamo”; “Moulin Rouge”, do filme de mesmo nome; “Assim falou Zaratustra”, de “2001, uma odisseia no espaço”; “Guerra nas estrelas”, do filme homônimo; “E.T.”, do filme de mesmo nome; “Caçadores da arca perdida”, do filme do mesmo nome; “Superman”, de “Super-Homem”; e “De volta para o futuro”, do filme homônimo.
A produção de Ruy Castro está disponível em diversas plataformas. Além de acompanhar no dial da emissora, os ouvintes podem conferir o conteúdo exclusivo no app Rádios EBC, na transmissão em streaming no site da emissora pública e em formato podcast pelo Spotify.
Sobre Ruy Castro
O jornalista e escritor Ruy Castro começou sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Rio de Janeiro, e atuou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988 passou a se dedicar aos livros e fez sua estreia como escritor em 1990, com o lançamento de “Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova”.
É autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, reconstituições históricas sobre a bossa nova, o samba-canção e o Rio de Janeiro dos anos 1920, além de romances e obras sobre cinema e literatura. Em 2021, foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, foi eleito para ocupar a cadeira 13 da ABL.

 
								





