
Da Redação
Alunos que eram tímidos e não falavam em público, hoje fazem apresentações em inglês para a turma. Jovens que não gostavam de socializar, hoje passam o dia inteiro na escola e intrigam os pais: “eles vão ter treino de novo?” Essa mudança de comportamento é apenas uma parte da profunda transformação na vida de crianças e adolescentes que se envolvem com a robótica educacional.
Para descobrir como a robótica impacta a vida desses jovens, fomos até a Escola Sesi de Naviraí e conhecemos a rotina da Tech Vikings – uma das equipes de maior destaque em Mato Grosso do Sul e no cenário nacional. As turmas corriam contra o tempo na preparação para o Festival Sesi de Robótica 2025 em Brasília (DF).
Confira como foi! – https://www.youtube.com/watch?v=sSymfd9REJQ
A Tech Vikings conta com mais de 30 estudantes do ensino fundamental e médio, que se ajudam para competir em quatro modalidades distintas. Embora o foco esteja nos campeonatos, o aprendizado que se adquire ao longo da jornada é o que conta no final.
“Mais do que ganhar ou perder, o importante é o processo. Mesmo quando o robô não dá certo, você está aprendendo com os erros e aprendendo com seus amigos. É nesse processo que a gente aprende de verdade”, diz o aluno Caio Madeira Lorençone, do 2º ano do ensino médio.
“Foi aqui que eu aprendi a fazer muitas coisas, ganhei meus melhores amigos. Em cada viagem ou competição, em cada vitória ou derrota, a gente celebra junto e aprende a trabalhar em equipe. A melhor parte do meu dia é estar aqui na sala da robótica”, conta a estudante Isadoura Touro Eger, do 3º ano do ensino médio.