Posted in

Muito além do sustento: os significados do trabalho para os 60+

Foto: Divulgação

** Por Bia Tartuce 

Felicidade, saúde mental, pertencimento, propósito, liberdade, autonomia, necessidade, urgência. São muitos os significados do trabalho para as pessoas idosas, mais conhecidas como Geração Prateada, os 60+. Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) baseada em dados do IBGE revela que, no Brasil, o número de pessoas com 60 anos ou mais ocupadas cresceu 68,9% entre 2012 e 2024, passando de 5,1 milhões para 8,6 milhões de trabalhadores. A pergunta que se faz para complementar o que os números revelam é: qual o valor do trabalho nessa fase da vida?

Segundo a psicóloga e consultora de RH, Bia Tartuce, o trabalho tem um grande valor para a saúde mental, especialmente para os mais velhos. “A atividade profissional ajuda a manter autoestima, vínculos sociais, sensação de utilidade e liberdade, porque muitos passaram uma vida inteira cuidando de outras pessoas, menos de si e agora podem fazer da atividade profissional uma realização. O valor mais precioso é o tempo, visto como recurso que não pode ser desperdiçado por nada”, comenta ela.

Confirmando as palavras da mentora de carreira e de líderes, os significados do trabalho também podem ser vistos no documentário Envelhescência, dirigido por Gabriel Martinez. O longa mostra a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena, destacando que a rotina após os 60 anos pode ser ativa na área profissional, acompanhada de atividades físicas, leveza e realização de sonhos.

Trabalho por necessidade também ganha outros contornos

De acordo com o estudo da FGV, a Geração Prateada ocupa postos de trabalho, em sua maioria, de baixa qualidade e com rendimentos menores. Mais da metade delas (53,8%) estão na informalidade. Esses dados tornam  óbvio pensar que esses trabalhadores procuram tais atividades remuneradas, pois precisam de dinheiro, mas a verdade é que existem outros significados além da remuneração, ainda que a busca por trabalho seja motivada por necessidade.

Sobre Bia Tartuce 

Ana Beatriz Tartuce Jorge, mais conhecida como Bia Tartuce, é mentora de líderes e de carreira, consultora de negócios em RH e psicóloga. Possui 30 anos de atuação no mundo corporativo em grandes empresas, como Lufthansa, Grupo Servenco, Souza Cruz, Zara, Bravante, Limppano, entre outras empresas.

É formada em Psicologia pela UFRJ, possui MBA em Gestão de Pessoas,  Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Modelagem da Cultura Organizacional. Também é coach pela Sociedade Brasileira de Coach (SBC) e pelo Pro Fit. 

Criadora do método E.L.O Reescreve, baseado em sua própria experiência, ajuda profissionais a fazerem transição de carreira baseadas em uma jornada de psicologia, método e propósito.

Sua prioridade é gente. “Meu coração bate forte, meu olho brilha quando vejo a transformação na vida de alguém que eu pude orientar, ajudar a decidir. Sei que dentro de cada um tem um pouquinho de mim.”

LinkedInhttps://www.linkedin.com/in/anabtj/
Instagramhttps://www.instagram.com/biatartuce_/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)