Posted in

MS inicia campanha de vacinação contra bronquiolite em gestantes

Foto: Agência Brasil

Redação Plenax – Flavia Andrade

Mato Grosso do Sul estruturou toda a rede de saúde e já está pronto para iniciar a campanha de vacinação contra a bronquiolite em gestantes a partir de 28 semanas de gestação. As doses, que serão distribuídas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), devem chegar ao Estado ainda neste mês. A primeira etapa nacional prevê o envio de 1,8 milhão de doses para todos os estados, com foco na prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — responsável por cerca de 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) concluiu o treinamento das equipes, alinhou fluxos com os municípios e organizou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para iniciar imediatamente a aplicação assim que o Ministério da Saúde liberar o imunizante. Ainda não há definição do quantitativo destinado ao MS, mas a previsão é atender 100% das gestantes a partir da 28ª semana.

“O alinhamento prévio com as equipes municipais permite que toda a rede opere com segurança e eficiência. Estamos preparados para garantir que cada gestante receba a dose no tempo adequado”, afirmou a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.

Capacitação concluída

Em web-reunião realizada com coordenadores municipais de imunização, a SES repassou todas as diretrizes do informe técnico federal, garantindo que o início da campanha seja padronizado em todos os municípios.

Os profissionais foram orientados sobre:

fluxo de atendimento das gestantes;

confirmação da idade gestacional a partir de 28 semanas;

organização das salas de vacina;

registro correto das doses;

integração com o pré-natal;

procedimentos de triagem e acolhimento.

De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o Estado está totalmente preparado:
“Concluímos a capacitação dos municípios e estruturamos a metodologia de aplicação. Essa vacinação será determinante para reduzir internações e complicações por bronquiolite no início da vida.”

Importância da vacina

A imunização de gestantes contra o VSR é considerada estratégica porque o vírus é a principal causa de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos e bebês pequenos. A vacina permite que anticorpos sejam transferidos da mãe para o bebê, garantindo proteção nos primeiros meses de vida — período de maior vulnerabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)