Da Redação
Projetos LicitAI e Ecommerce Mais Produtivo vão receber R$ 760 mil para democratizar o acesso a compras públicas e centralizar o atendimento ao cliente, elevando a maturidade digital das empresas sul-mato-grossenses
Dois projetos do Mato Grosso do Sul foram escolhidos entre os nove vencedores da segunda etapa do edital E-commerce.BR, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que reserva R$ 4,92 milhões para o fortalecimento do comércio eletrônico de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
As redes de inovação LicitAI e Ecommerce Mais Produtivo, inscritas, respectivamente, nas categorias Capacitação e Comunicação e Integração Digital do edital, foram contempladascom R$ 760 mil – R$380 mil cada – para executar pilotos que devem transformar o cenário do comércio eletrônico local, com projeção de expansão para toda a região Centro-Oeste. As soluções já começam a ser implementadas em setembro.
LicitAI: inteligência artificial a serviço das pequenas empresas nas licitações
Liderada pela Econect em parceria com a Fundação Universidade Federal de MS (UFMS) e o Instituto Federal de MS (IFMS), a rede LicitAI surgiu com uma missão de democratizar o acesso das MPMEs ao maior mercado do Brasil: as compras públicas. A plataforma utiliza inteligência artificial de ponta para automatizar a busca, interpretação e resumo de editais, eliminando barreiras burocráticas e informacionais que tradicionalmente afastam os pequenos negócios desse universo.
Eduardo Feitosa, fundador e CEO da Econect, explicou que o apoio vai além da tecnologia. O grande diferencial, segundo ele, é simplificar um processo visto como “moroso, burocrático e que só grandes empresas têm oportunidades”. “Vamos usar inteligência artificial para apoiar as empresas na leitura dos editais, checando conformidades, verificando se o CNAE está adequado e se elas têm condições de atender com seus produtos ou serviços. A ideia é simplificar esse processo e abrir o potencial das micro e pequenas empresas para participar de licitações”, detalha o CEO.
Os diferenciais competitivos da plataforma, conforme apresentados por Feitosa, são a facilidade, a agilidade, o custo-benefício e o suporte inteligente. “Nós vamos chegar no mercado com o lançamento de uma plataforma que vai entregar muita coisa por um preço acessível. Um preço que cabe no bolso daquela pequena, daquela microempresa”, disse.
A meta da LicitAI é atender gratuitamente 400 empresas no estado de Mato Grosso do Sul durante a fase piloto do edital, abrindo um leque de oportunidades antes inacessíveis para esses negócios. Outro objetivo é aumentar em 30% a maturidade digital e em 25% as vendas on-line das empresas atendidas.
Ecommerce Mais Produtivo: centralizando canais para vender mais online
A rede E-commerce Mais Produtivo — formada por Vordesk, Sebrae/MS, Senac/MS e Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação — lançou um projeto para enfrentar um dos principais desafios das MPMEs: a comunicação descentralizada e pouco eficiente com o cliente final.
A iniciativa, que atenderá ao menos 70 MPMEs sul-mato-grossenses na fase piloto do edital, prevê a centralização de todos os canais de contato em uma única plataforma, com aplicação de automação e suporte às empresas participantes em diagnóstico, implementação e acompanhamento durante a fase piloto em Mato Grosso do Sul. Nesta etapa, a expectativa é aumentar em 40% a maturidade digital e em 50% as vendas on-line das empresas atendidas.
“O objetivo é unificar os canais de comunicação, aplicar automação e apoiar as MPMEs em toda a jornada, para que consigam vender mais on-line”, explica Lucas Aguirre, diretor de inovação da Rede MS de Inovação. Segundo ele, a rapidez no atendimento é um fator decisivo para aumentar as vendas, especialmente em um cenário em que clientes utilizam múltiplos canais digitais.
O projeto também vai profissionalizar empresas que hoje dependem do WhatsApp pessoal dos vendedores, transferindo a gestão para um ambiente estruturado e integrado. A plataforma permitirá monitorar métricas como volume de mensagens, número de contatos e tempo da primeira resposta, considerados essenciais para avaliar a qualidade do atendimento e o desempenho das equipes.
Desigualdade regional
O comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões no Brasil em 2024, crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC. Apesar do crescimento, a concentração ainda é alta: o Sudeste responde por 77,2% das vendas on-line, enquanto o Centro-Oeste representa apenas 2,5%.
“As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm grande potencial econômico, mas enfrentam dificuldades de infraestrutura digital, logística e acesso a tecnologias. Ao investir na digitalização dessas áreas, a ABDI e o MDIC ajudam a criar um ambiente mais justo e favorável para que micro, pequenas e médias empresas locais possam inovar e crescer”, avalia Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI.
E-commerce.BR
O edital acaba de premiar e selecionar nove projetos que avançam para a fase piloto, voltada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Só no Centro-Oeste, serão investidos R$1,5 milhão nas quatro iniciativas premiadas na fase piloto. Ao lado do MS, Goiás também teve dois projetos contemplados.
Concluída a etapa piloto, três iniciativas serão escolhidas para a fase de escala, que contará com um aporte adicional de R$ 500 mil e acompanhamento técnico da ABDI. Essa nova fase possibilitará ampliar o alcance das soluções, beneficiando um número maior de empresas, setores e localidades
Ao todo, o edital destinará R$ 4,92 milhões para fomentar as vendas on-line, e até o fim de 2026, a Agência prevê impactar mais de 1.500 empresas nas três regiões do país, ampliando a participação de MPMEs no comércio digital e estimulando a geração de emprego e renda.