Da Redação
Anúncio dos vencedores da etapa Centro-Oeste será nesta quarta (8/10) em Brasília e marca a retomada da principal premiação do país dedicada a reconhecer iniciativas que impulsionam setores estratégicos da economia
Sete projetos do estado do Mato Grosso do Sul estão entre os finalistas da etapa Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação 2025. A premiação é considerada a mais tradicional do país no reconhecimento de iniciativas que impulsionam setores estratégicos da economia brasileira. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) realiza nesta quarta-feira (8), em Brasília, a cerimônia que anunciará os vencedores da etapa Centro-Oeste. Ao todo, 18 projetos concorrem nesta etapa.
As áreas contempladas na premiação vão da agroindústria sustentável à bioeconomia, saúde, transformação digital, infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, deep tech startups e ambientes de inovação.Entre 2023 e 2025, a Finep investiu mais de R$ 2,3 bilhões em mais de 300 projetos contratados no Centro-Oeste. Este valor é mais de quatro vezes o que tinha sido investido entre 2019 e 2022, o que demonstra a força da região neste momento de retomada dos investimentos de forma consistente em todo o Brasil.
Até o fim do ano, serão anunciados os vencedores do Prêmio nas demais regiões do país: Florianópolis (etapa Sul – 23/10) e Recife (etapa Nordeste – 06/11). Todos os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, a ser realizado no Palácio do Planalto, na capital federal, em dezembro. As primeiras etapas foram realizadas no Rio de Janeiro (etapa Sudeste) e em Manaus (etapa Norte), em setembro.Ao todo, 115 projetos nacionais concorrem, após uma seleção entre cerca de 3 mil propostas apoiadas pela Finep entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, nas modalidades reembolsáveis e não-reembolsáveis.
A iniciativa pretende dar visibilidade a experiências inovadoras em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso do Governo Federal em estimular o desenvolvimento científico e tecnológico em iniciativas que conectam a pesquisa com benefícios para o setor produtivo. Os vencedores receberão o Selo Prêmio Finep de Inovação 2025. Também haverá destaque a iniciativas lideradas por mulheres ou com participação feminina majoritária, reforçando o compromisso com diversidade e inclusão.
Projetos finalistas do MS na etapa Centro-Oeste:
Categoria: Cadeias Agroindustriais Sustentáveis
Título do Projeto: Facility do Cerrado-Pantanal a bioprodutos foodtech
Empresa/Instituição: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Descritivo do projeto: A UFMS está criando a primeira plataforma nacional aberta de proteínas e peptídeos com aplicações biotecnológicas. Além de ser uma biblioteca científica para pesquisadores e empresas, a iniciativa impulsionará o desenvolvimento de bioprodutos funcionais, fármacos, cosméticos sustentáveis e bioplásticos. Com impacto direto na bioeconomia regional, o projeto gera empregos, fortalece cadeias produtivas e integra ciência, indústria e comunidades tradicionais.
Categoria: Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade
Título do Projeto: Reconhecimento de bovinos através de imagens
Empresa/Instituição: Kerow Soluções em Precisão
Descritivo do projeto: O KEROWId é uma solução digital pioneira para a pecuária brasileira, que usa inteligência artificial e visão computacional para identificar e rastrear bovinos de forma automática, não invasiva e altamente confiável. Com abordagens por silhueta corporal, espelho nasal e reconhecimento facial, a tecnologia garante conformidade com a legislação nacional (PNIB), melhora a produtividade e o bem-estar animal. O sistema funciona com câmeras de baixo custo e fácil instalação, sendo adaptável a diferentes raças e biotipos.
Título do Projeto: ACABOI – Inteligência artificial na leitura de carcaça
Empresa/Instituição: PEC BR Soluções em Agronegócio
Descritivo do projeto: Plataforma de inteligência artificial que padroniza a avaliação de carcaças bovinas, garantindo transparência na cadeia produtiva da carne, reduzindo conflitos entre produtores e frigoríficos, proporcionando remuneração justa e promovendo práticas de bem-estar animal.
Categoria: Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas
Título do Projeto: Biometano liquefeito (BioGNL)
Empresa/Instituição: Adecoagro
Descritivo do projeto: O projeto prevê a implantação da primeira planta de Biometano líquido (BioGNL) da América Latina, um marco para a transição energética. A unidade em Ivinhema (MS) garantirá maior autonomia veicular, logística mais competitiva e quintuplicará a capacidade atual de produção. A iniciativa alia inovação e sustentabilidade, reduzindo 38 mil toneladas de CO₂ ao ano, substituindo o diesel por combustível renovável e fortalecendo a segurança energética nacional.
Categoria: Deep Tech
Título do Projeto: Pantabio – Primeiro biopesticida a base de Trichoderma do Pantanal
Empresa/Instituição: Tiago Calves Nunes
Descritivo do projeto: A Pantabio desenvolve bioinsumos microbiológicos a partir de microrganismos nativos do Pantanal, com destaque para cepas de Trichoderma altamente resilientes às condições tropicais extremas. A solução promove regeneração de solos, controle biológico e ganhos expressivos de produtividade
Categoria: Ambiente de Inovação
Título do Projeto: Implantação e Consolidação do Centro de Inovação Tecnológica da Região Sudeste de Mato Grosso – CITROO
Empresa/Instituição: Instituto Tecnológico, de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentáveis
Descritivo do projeto: O projeto promove e incentiva o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica, a inovação e o empreendedorismo, na região sudeste de Mato Grosso. Atua como ambiente de desenvolvimento de negócios inovadores e um hub de conexão entre diversos agentes do ecossistema, reunindo startups, empresas, investidores, governo, universidades e centros de pesquisa, facilitando a produção de conhecimento e a geração de negócios entre eles.
Categoria: Infraestrutura de P&D em ICTs
Título do Projeto: Fortalecimento da infraestrutura dos Laboratórios de Agricultura Digital (LADI) e de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas (LPPFB)
Empresa/Instituição: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Descritivo do projeto: O projeto fortalece os laboratórios da UFMS para impulsionar pesquisas em biofortificação de alimentos e desenvolvimento de bioprodutos inovadores. A iniciativa busca enfrentar a desnutrição global, melhorar a qualidade nutricional de grãos e tornar plantas mais resistentes às mudanças climáticas. Com novos equipamentos e integração multiusuária, o projeto amplia a capacidade científica da universidade, conecta-se aos ODS e promove impactos diretos na saúde, agricultura e sustentabilidade.
