Redação Plenax – Flavia Andrade
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, é a convidada do programa “Bom Dia, Ministra” desta sexta-feira (19), a partir das 8h. Em entrevista a profissionais de rádios e portais de diferentes regiões do país, ela vai detalhar o novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que vai orientar as políticas públicas do setor pelos próximos dez anos.
O novo PNC foi encaminhado ao Congresso Nacional após cerimônia realizada em novembro, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O plano consolida os direitos culturais previstos na Constituição Federal, assegurando acesso à cultura, estímulo à produção, liberdade de expressão e remuneração justa para trabalhadores e trabalhadoras do setor.
Durante a entrevista, Margareth Menezes também fará um balanço dos investimentos realizados em 2025 por meio da Lei Rouanet. Até o meio do ano, a captação já ultrapassou R$ 765,9 milhões, o maior volume desde a criação do mecanismo, com 4.588 projetos em execução em todo o país.
Outro tema em destaque será o fortalecimento do audiovisual brasileiro. A ministra vai apresentar iniciativas do Ministério da Cultura, como o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, lançado em novembro, que destina R$ 17 milhões para apoiar festivais em todas as regiões do Brasil.
A pauta do programa inclui ainda a expansão da economia criativa, que vive um momento de reposicionamento estratégico impulsionado pela diversidade cultural, pelos territórios e pelo crescimento de cadeias produtivas ligadas ao conhecimento, à tecnologia, à arte e à inovação. Nesse contexto, será citado o MICBR + Ibero-América 2025, promovido pelo MinC, com painéis, oficinas, mentorias, rodadas de negócios e showcases.
O “Bom Dia, Ministra” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa é transmitido ao vivo, em formato de entrevista coletiva, pela TV aberta, satélite e internet, nos canais do @CanalGov no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram. Para as rádios, o sinal é disponibilizado pela Rádio Gov, no mesmo canal de A Voz do Brasil.

