Redação Plenax – Flavia Andrade
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participa nesta quarta-feira, 19 de novembro, do programa Bom dia, Ministra. Em transmissão direto de Belém (PA), ela vai detalhar as iniciativas que fortalecem o protagonismo feminino na agenda climática, além de apresentar a programação do Dia de Gênero (Gender Day) da COP30 e destacar ações da campanha mundial de enfrentamento à violência contra a mulher.
Para o Gender Day da COP30 — que neste ano terá programação distribuída entre os dias 19 e 20 de novembro — o Ministério das Mulheres preparou debates, painéis e apresentações sobre a participação das mulheres nas decisões sobre clima. Com o evento sendo realizado no Brasil, a pasta pretende reforçar a liderança brasileira na promoção da justiça climática integrada à igualdade de gênero.
Iniciativas na COP30 — Durante a entrevista, Márcia Lopes também deve apresentar iniciativas coordenadas pelo ministério na Conferência, entre elas a criação de um protocolo internacional para fortalecer a atuação de mulheres e meninas em situações de emergências climáticas e desastres. A proposta é construída em parceria com organismos internacionais, no âmbito do Plano de Aceleração de Soluções (PAS) da COP30.
A ministra ainda comentará a Estratégia Transversal Mulheres e Clima, que insere a perspectiva de gênero no Plano Clima 2025–2035; a Cartilha Mulheres nas Ações Climáticas; e a apresentação da minuta do decreto da Política Nacional para as Mulheres Indígenas, que será submetida a consulta pública em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
21 Dias de Ativismo — Márcia Lopes também irá abordar a campanha global “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que começa no dia 20 de novembro. O movimento busca conscientizar a sociedade sobre as diferentes formas de violência de gênero, estimular a reflexão e fortalecer políticas públicas de proteção e garantia de direitos.
Transmissão ao vivo — O Bom Dia, Ministra será transmitido ao vivo pela TV aberta, via satélite e nas plataformas digitais YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o conteúdo será disponibilizado pela Rádio Gov, no mesmo sinal de A Voz do Brasil.
Como participar — Emissoras e jornalistas interessados podem enviar mensagem para o WhatsApp (61) 99222-1282, informando nome da emissora ou veículo, município e estado, para integrar a lista de participantes do programa.
