Posted in

Maduro chega a tribunal em Nova York e enfrenta primeira audiência após captura nos EUA

Foto: Reprodução/CNNBrasil

Redação Plenax – Flavia Andrade

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou na manhã desta segunda-feira (5) a um tribunal de Nova York para sua primeira audiência na Justiça norte-americana. Ele deixou o Centro de Detenção Metropolitano (MDC), onde está custodiado desde que foi capturado em Caracas, no último sábado (3), em uma operação conduzida pelos Estados Unidos. A esposa dele, Cilia Flores, também acompanhou o deslocamento.

A audiência está marcada para as 14h (horário de Brasília) e será conduzida pelo juiz distrital Alvin Hellerstein, magistrado de 92 anos com longa trajetória em casos de grande repercussão no Judiciário americano.

No sábado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou uma nova acusação formal contra Maduro, que integra um processo criminal por tráfico internacional de drogas aberto há cerca de 15 anos. As acusações repetem os quatro crimes já apresentados em 2020, também em Nova York: narco-terrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e conspiração criminosa.

Segundo o analista jurídico da CNN e ex-promotor federal Elie Honig, a defesa de Maduro deve sustentar que o venezuelano não poderia ser julgado por atos cometidos enquanto exercia o cargo de chefe de Estado de um país estrangeiro. Ainda de acordo com Honig, o caso é considerado atípico e sem precedentes diretos na história recente, o que torna difícil prever os próximos desdobramentos do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)