Redação Plenax – Flavia Andrade
Durante a abertura da Cúpula de Líderes na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste sábado (22), em Joanesburgo, com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, para uma agenda bilateral estratégica à margem do encontro do G20.
A convite do líder alemão, Lula confirmou presença em Hannover, em abril de 2026, para participar da abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, que terá o Brasil como país parceiro. Aproveitando o encontro, o presidente brasileiro também convidou Merz para uma visita de Estado ao Brasil.
Merz reiterou o apoio da Alemanha ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e destacou o investimento de 1 bilhão de euros no mecanismo criado e anunciado durante a COP30, em Belém, destinado à preservação ambiental e ao combate às mudanças climáticas.
Na pauta bilateral, Lula e Merz concordaram em aprofundar a cooperação comercial, social, cultural e tecnológica, destacando a longa relação histórica entre as duas nações, iniciada ainda no século XIX com a migração alemã ao Brasil.
Ambos reforçaram o compromisso com o fortalecimento do multilateralismo e da Organização Mundial do Comércio (OMC), em um momento em que temas como taxação de super-ricos, desenvolvimento sustentável e ação climática dominam os debates globais.

