Redação Plenax – Flavia Andrade
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô de São Paulo começam a operar 24 horas a partir deste sábado (6). A circulação contínua será válida apenas na madrugada de sábado para domingo e funcionará em caráter experimental até fevereiro de 2026.
Segundo o Metrô, a medida atende a uma demanda antiga de usuários e turistas que buscam opções de mobilidade durante a vida noturna da capital. Todas as estações das quatro linhas estarão abertas para embarque e desembarque, mas sem integração com outras linhas de metrô ou CPTM durante a madrugada.
Operação especial
Na Linha 2-Verde, dois trechos — Vila Madalena–Clínicas e Sacomã–Vila Prudente — funcionarão em via única durante as madrugadas. Nos demais segmentos da linha, assim como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será normal.
Linha 15-Prata com serviço alternativo
Neste primeiro fim de semana, o atendimento na Linha 15-Prata será realizado por ônibus gratuitos do sistema Paese. A substituição ocorre por conta dos testes com os trens da nova frota. Após a fase de testes, a operação será reavaliada para definir o atendimento nas próximas madrugadas.
Bilhetagem
As bilheterias permanecerão fechadas no período noturno. Usuários que não possuem Bilhete Único ou TOP poderão adquirir cartões nas máquinas de autoatendimento ou utilizar Carteira Google e WhatsApp.
Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha também será possível acessar as estações com pagamento por aproximação (cartões físicos de crédito e débito). A tecnologia será ampliada para as linhas 2-Verde e 15-Prata ainda em dezembro.

