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Lázaro Ramos, Fernanda Montenegro e Astrid Fontenelle lideram ranking Ipsos de celebridades mais influentes do Brasil

Foto: Reprodução

Da Redação

Confiança/Credibilidade é o indicador com maior peso para a influência das celebridades

A nova edição da pesquisa Most Influencial Celebrities, da Ipsos, mostra quem são as celebridades brasileiras com maior poder de influência, ou seja, de provocar mudanças em comportamentos, ações ou opiniões das pessoas. São nomes que geram identificação e conexão emocional com o público, e que são referência em seu campo de atuação. Neste ano, Lázaro Ramos (1º lugar), Fernanda Montenegro (2º lugar) e Astrid Fontenelle (3º lugar) estão no topo do ranking das celebridades, seguidos por Érika Januza e Carlos Tramontina empatados em quarto lugar, e Xuxa e Ivete Sangalo empatadas em quinto.

Além da lista dos famosos, o ranking também avalia os influencers, conhecidos pelo trabalho desenvolvido em plataformas digitais. Os que lideram as três primeiras colocações são Iberê Thenório (Manual do Mundo), Leon Martins (Coisa de Nerd) e Bruna Tavares (jornalista e empresária do setor de beleza), seguidos de Camila Pudim em quarto lugar e Camila de Lucas em quinto.

Luciene Santiago, Gerente de Creative Excellence na Ipsos, destaca o que diferencia o grupo das celebridades do grupo de influenciadores. “No caso das celebridades, a força deles não vem só de uma plataforma ou de um único tema, mas de credibilidade e confiança construídas ao longo de carreiras sólidas e de grande exposição na mídia tradicional. Eles são percebidos como vozes de autoridade, pessoas talentosas e, por isso, suas opiniões e posicionamentos têm enorme peso para a população em geral”, explica.

Já os influencers digitais não precisaram da grande mídia para se tornarem gigantes, destaca a especialista. Pelo contrário: “Eles criaram seus próprios ecossistemas em plataformas como YouTube, Instagram, TikTok, estabelecendo uma relação de confiança e proximidade com seus seguidores”, adiciona Luciene.

Confiança ganha peso na edição 2025

O indicador de Confiança/Credibilidade segue sendo o mais importante para avaliar o poder de influência das celebridades (no total, a pesquisa avalia nove indicadores). Nesta edição, este driver ganha ainda mais importância entre os entrevistados e passa a conter um peso maior na pontuação de cada figura pública analisada – de 19,5 em 2024 para 27,4 em 2025 –, o que mostra um público mais atento ao alinhamento entre discurso e ação dos famosos.

Pela primeira vez, o levantamento inclui a avaliação de influencers criadas por Inteligência Artificial: Lu, do Magalu, e Marisa Maiô. Ainda que Marisa não tenha tido muitas avaliações, a Lu teve um bom desempenho no driver de Confiança/Credibilidade (score de 119).

Outra mudança se refere ao crescimento do segundo indicador mais importante do ranking: “Sucesso” teve aumento de quase 50% na pontuação (de 12,3 em 2024 para 19 em 2025) e, junto com Confiança/Credibilidade, contribui fundamentalmente para determinar a influência de uma celebridade. Neste driver, por exemplo, Fernanda Torres, indicada ao Oscar deste ano, é um dos nomes que mais se destacam.

Beleza, por sua vez, que no passado já ocupou as primeiras posições no peso da influência, na edição deste ano aparece em sexto lugar. Conexão Jovem/Modernidade, Carisma, Bom exemplo, Engajamento em causas sociais/ambientais, Hábitos Saudáveis e Diversidade são os outros drivers avaliados.

Mais influentes entre a Geração Z

A pesquisa também elaborou um ranking com os nomes de mais influentes para a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012).

Larissa Manoela aparece na primeira posição como a celebridade mais influente para estes jovens. Outros nomes coincidem com a lista geral de celebridades, mesmo que em posições diferentes: Érika Januza (2º lugar), Xuxa (3º lugar) e Lázaro Ramos (4º lugar). A dupla do sertanejo universitário, Jorge e Mateus, aparece em quinto lugar.

No caso dos influencers digitais as posições entre os mais jovens se mantêm, com Iberê Thenório, Leon Martins e Bruna Tavares nas três primeiras colocações. Mudam o quarto e quinto lugares, ocupados respectivamente por Valen Bandeira (atriz, produtora de conteúdo digital e atual apresentadora do novo Beija Sapo) e Tata Estanieck (empresária e criadora de conteúdo).

“Temos perfis diferentes, mas com algo em comum: são pessoas com engajamentos em causas sociais e ambientais, que ressoam muito com essa geração. Eles se tornam ícones porque representam as aspirações e valores dos jovens, conectando-se com seus seguidores por meio de criatividade, autenticidade e uma firme convicção em fazer a diferença no mundo”, afirma Luciene.

Metodologia

Estudo online quantitativo, realizado pela Ipsos com 2.500 entrevistas em todo território nacional, com amostra representativa das classes ABC, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.

Para mensurar o poder de influência de uma celebridade, a Ipsos avalia cinco aspectos:

  1. Se ela influencia muitas pessoas na decisão de compra
  2. Se influencia a opinião de muitas pessoas
  3. Se contribuiu para ampliar a confiança de uma marca
  4. Se atua na credibilidade de uma marca
  5. Se influencia na experimentação de uma marca ou produto

Além disso, é considerada uma lista com mais de 40 atributos para realizar diferentes análises.

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