Redação Plenax – Flavia Andrade
O Governo do Brasil realiza neste fim de semana o maior mutirão de cirurgias e atendimentos já promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação envolve 188 hospitais e prevê a realização de mais de 61,6 mil procedimentos em todos os 26 estados e no Distrito Federal, incluindo 11,5 mil cirurgias.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e reúne, de forma inédita, Santas Casas e hospitais filantrópicos, unidades privadas conveniadas, hospitais universitários da Rede Ebserh e institutos federais vinculados ao Ministério da Saúde. O objetivo central é reduzir a fila de espera por procedimentos especializados na rede pública.
Entre as áreas contempladas estão gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e cirurgias plásticas reparadoras. Também serão ofertadas consultas especializadas e exames como ultrassonografias, tomografias, endoscopias e ressonâncias magnéticas.
Segundo o Ministério da Saúde, o mutirão deste fim de semana é pelo menos 30% maior que os realizados anteriormente em 2025. “Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão da história do SUS. Pela primeira vez, Santas Casas, hospitais filantrópicos, instituições privadas e hospitais universitários atuam juntos em um esforço nacional. É o SUS demonstrando sua força e capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Atendimento agendado
Os procedimentos ocorrerão no sábado (13) e no domingo (14) e serão destinados exclusivamente a pacientes do SUS previamente agendados. Somente as 134 Santas Casas e hospitais filantrópicos participantes devem realizar mais de 9 mil cirurgias.
As unidades estão distribuídas em 19 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, e realizarão procedimentos como cirurgias bariátricas por videolaparoscopia, colecistostomias, plásticas abdominais, hernioplastias e vasectomias.
Também participam do mutirão institutos federais de referência, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), além de hospitais federais localizados no Rio de Janeiro.
Universidades e formação profissional
Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, participam da terceira edição do Dia E – Ebserh em Ação. A rede deve realizar 2,2 mil cirurgias, além de 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames em todo o país.
Nas duas edições anteriores, realizadas em julho e setembro, mais de 46,7 mil procedimentos foram executados no âmbito do programa.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a ação vai além da ampliação do acesso. “Esse esforço enfrenta um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso à atenção especializada, e ainda fortalece a formação de estudantes, residentes médicos e multiprofissionais. As universidades cumprem seu papel social e formador”, destacou.
Programa Agora Tem Especialistas
Criado para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados, o Agora Tem Especialistas se consolidou em 2025 como uma das principais estratégias do Governo Federal na área da saúde. Além dos mutirões, o programa inclui carretas de atendimento itinerante, ampliação do horário de funcionamento de unidades de saúde, formação e provimento de médicos especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento complementar gratuito ao SUS, mediante compensação de dívidas com a União.

