Posted in

Fraudes com documentos avançam no Brasil e tentativas mais que dobram entre 2022 e 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Redação Plenax – Flavia Andrade

A expansão do comércio eletrônico e dos serviços financeiros digitais tem impulsionado um alerta: as tentativas de fraude com documentos explodiram no Brasil. Entre 2022 e 2025, o número de golpes mais que dobrou, passando de pouco mais de 19 mil para mais de 51 mil apenas no acumulado deste ano.

O levantamento é da Caf, empresa especializada em verificação inteligente de documentos, e revela uma escalada constante do problema:

2022: mais de 19 mil tentativas

2023: mais de 66 mil

2024: mais de 37 mil

2025: mais de 51 mil (até o momento)

RG segue como alvo principal; CNH cresce nas fraudes

O Registro Geral (RG) continua sendo o documento mais fraudado no país, presente em 84% das tentativas em 2025. A multiplicidade de versões do documento segue sendo um dos principais fatores que facilitam adulterações. Já a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhou relevância entre fraudadores: representava 8% dos casos em 2022 e subiu para 14% em 2025.

Segundo José Oliveira, diretor de tecnologia da Caf, a convivência entre diferentes modelos de RG — em um momento de transição para a Carteira de Identidade Nacional (CIN) — amplia o risco de manipulação. Ele defende a adoção de sistemas tecnológicos mais avançados para identificar irregularidades.

“O Brasil convive com inúmeras versões de RG em circulação, o que amplia a superfície de fraude. Isso torna inviável depender apenas de inspeção visual ou processos manuais”, afirma.

Soluções baseadas em inteligência artificial, segundo Oliveira, conseguem identificar adulterações digitais com precisão elevada. Ele destaca, porém, que a combinação entre IA e análise humana ainda é a mais eficaz, atingindo 98% de acerto.

Tecnologia na linha de frente

O levantamento utilizou técnicas de Documentoscopia, que unem verificação automatizada, captura assistida, extração de dados por OCR e análise especializada. Apenas em 2025, a plataforma analisou mais de 11 milhões de documentos.

Fundada em 2019, a Caf desenvolve soluções antifraude e atua com verificação biométrica, reconhecimento documental e validação de identidade para empresas e plataformas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)